Saturday, May 01, 2010

Um pouco de história...




Ir além desta escrita, pensá-la dentro e fora de nós mesmos, relacioná-la com nosso cotidiano (experiência), imprimir nesta escrita a inquietação que nos fez iniciar a caminhada. Ler e escrever textos “ativos, performativos, assinados” (FISCHER, 2005,p.122).

Nesta semana tivemos alguns avanços, com a ajuda da minha colega e regente da turma 419 fizemos os e-mails para os grupos. Cada grupo terá um e-mail para acessar seu espaço (turma419.a@gmail.com). Assim fica mais fácil realizarem o login, já que estávamos demorando muito até que todos os grupos tivessem acesso a escrita no seu PBWORK, pois eu precisava ir em cada grupo e colocar minha senha. Desta forma eles terão mais autonomia nas postagens e poderão mostrar o trabalho para seus familiares, já que alguns possuem acesso a Internet em casa ou na Lan House. Este processo, de escrita coletiva, é um constante aprendizado para professora e alunos (as), pois apesar de conhecer a metodologia de escrita de um PA, nunca havia tido esta possibilidade de deixar as crianças “experimentarem” suas ferramentas. No semestre passado (VII) no Seminário Integrador iniciamos as testagens, mas não refletimos sobre sua aplicabilidade. Ainda tenho dúvidas com relação à orientação destes PA(s), mas “algo me diz” que estamos no caminho. A cada aula os grupos estão se dando conta dos objetivos do projeto e como pesquisar na Internet, a importância de escrever o endereço da página em que pesquisaram como referencial de seu trabalho. Ontem (30/04) fomos caminhar pela Vila de Itapuã conversando sobre o comércio local e as diferentes profissões que os pais e mães dos alunos (as) exercem. Saímos com a máquina fotográfica e tiramos fotos da turma em frente a Igreja e aproveitamos para ler a data de fundação (1875) escrita acima da porta. Eles (as) calcularam quantos anos aquela igreja está ali. Apesar das adversidades do cotidiano a experiência do estágio tem sido prazerosa e desafiadora. Estas crianças estão sendo muito mais do que simples alunos(as), tem sido uma alegria e um imenso manancial de alegrias! Agradeço a todos(as) vocês pela oportunidade de participar de suas conquistas e aprendizagens!

2 comments:

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Rosária!

Teu entusiasmo é contagiante!!!E pelo que descreves teus alunos/as estão neste mesmo clima!
A próposito, ainda que tarde, existe a possibilidade do administrador do wiki criar uma lista de usuários e senha para uma turma. Assim, cada aluno ao invés de colocar o e-mail, insere somente seu usuário e senha. Mas, como dizem, do limão faz- se uma limonada: agora, teus alunos já possuem uma conta de e-mail.
Grande abraço,
Vanessa

Beatriz said...

Rosária, quem confia e acredita nos alunos tem essa gratificação eprazer que estás sentindo. Tu percebes que trabalhas em um verdadeiro grupo de amigos e parceiros, onde todos têm compromisso, deveres e mais que tudo respeito pelo outro. Isso é maravilhos e, tb, te agradecemos por nos dares possibilidade de acompanhar a trajetória do grupo.
Interessante como sentistes necessidade de oferecer mais autonomia aos alunos!!
Um abração
Bea