Saturday, May 29, 2010

Metamorfose: Projetos de Aprendizagem



Nesta quinta apresentamos nosso relato sobre Projetos de Aprendizagem no Salão de Ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na sala estavam presentes as professoras Beatriz Corso Magdalena, Luciane Corte Real e Rosane Aragon de Nevado e alguns colegas do Pólo de Gravataí e Alvorada. Foi um momento de troca de experiências que estão sendo realizadas em turmas de Ensino Fundamental, como o nosso projeto e o do Paulo Medeiros (Pólo Gravataí) e projetos desenvolvidos dentro da UFRGS, com alunos e alunas da Universidade. A importância desta socialização está em perceber que nossas ações na sala de aula ou nas nossas escolas não estão isoladas. As propostas apresentadas sobre a escrita do PA se constituem em momentos de construção coletiva de conceitos com a utilização dos recursos interativos disponíveis na web. A intenção desta ação é proporcionar aos nossos alunos e alunas a troca de informações e a escrita responsável de seus textos. Daí a sua complexidade, pois não incentivamos a cópia de textos ou idéias prontas, mas a escrita de textos de sua autoria. Este processo requer um olhar atento do professor (a) durante a escrita coletiva do texto. Para Magdalena e Costa (2003, p. 93) o aluno durante a proposta inicial do PA... “Precisa aprender a entregar-se com alegria à aventura de soltar a imaginação e a inteligência para criar e construir o novo, sempre disposto a reconstruir, na medida em que entende a relatividade do produzido”.




Referências


COSTA, Iris Elisabeth Tempel; MAGDALENA, Beatriz Corso. Revisitando os Projetos de Aprendizagem, em tempos de web 2.0. Faculdade de Educação/PEAD - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre – RS – Brasil.

3 comments:

Beatriz said...

Rosária, notastes que os dois trabalhos ( de vocês e do Paulo) causaram sensação? Notastes como a FACED e seus alunos ainda carecem de prática e de ver o aluno no seu contexto escolar? Notastes que vocês estão a léguas de distãncia de quem está no presencial? Que bom que o nosso curso conseguiu esse diferencial. Realmente suamos a camiseta para tentar ajudar vocês a se tornarem ainda mais competentes.
Um abração e obrigada
Bea

Colégio Érico Veríssimo said...
This comment has been removed by the author.
Colégio Érico Veríssimo said...

Olá Rosaria!

Parabéns pela apresentação!!!
com certeza representaram muito bem o Pead no Salão!

Gostaria de bancar a 'durona' e lembrar que ainda não postaste desde 16/5 nada sobre o estágio.
Retornarei em breve, ok?

Bjus,
Vanessa