Sunday, May 09, 2010

Falando em histórias...


Um pouco da minha história de vida está aí... Meus filhos e nora (Almoço em Itapuã - Dia das Mães)

"Pensar não é saber as respostas. Pensar é saber fazer perguntas. Sobre esse assunto aconselho a leitura do prefácio à Crítica da Razão Pura, de Kant, em que ele diz precisamente isto: que o conhecimento se inicia com as perguntas que fazemos à natureza. Mas essas perguntas surgem quando nós, ao contemplarmos a natureza, nos sentimos provocados por seus assombros. O início do pensamento se encontra nos olhos que têm a capacidade de se assombrar com o que vêem" (ALVES, 2005, p. 81).

Estou muito feliz com o andamento do trabalho, nesta semana foi mais tranqüilo, realizamos várias atividades e preparamos as homenagens das mães. Ontem dia 8 de maio foi dia letivo na escola realizamos nosso Chá em homenagem às mães, minha turma apresentou uma música e projetamos um power point com fotos deles quando bebês. Foi muito bom este trabalho, pois as crianças trouxeram fotos da escola e de professores(as) que já não fazem mais parte do nosso quadro de pessoal. Estes momentos proporcionaram um excelente exercício de trazer a tona queridas recordações! Nossos alunos (meus e da Josiane) estão muito aplicados trouxeram até um filme do Teixeirinha (Pobre João) filmado aqui na comunidade, passamos a manhã de sexta (7/05) assistindo ao filme e concluindo os ensaios da apresentação e confecção do presente das mães (uma sacola retornável para fazer compras). As crianças através de suas pesquisas e relatos demonstram estar descobrindo uma maneira diferente de ver e sentir Itapuã. Um aluno trouxe um folder com um mapa de Itapuã. As crianças acabam fazendo um excelente trabalho de garimpagem com suas famílias e vizinhos. Já estou perdendo um pouco aquele medo de não conseguir concluir o PA.

Referências

ALVES, Rubem Azevedo. Educação dos sentidos e mais... Campinas: Verus, 2005.

1 comment:

Beatriz said...

Eu nunca tive medo sobre vocês!!
Soltar os alunos das rédeas da escola é deixar que galopem pelo mundo, voltando com tesouros que não sabíamos que existiam.
Um abraço
Bea