Wednesday, October 01, 2008

PROGESTÃO





Ontem, dia 30 de setembro, concluímos o Curso PROGESTÃO realizado pela 28ª Coordenadoria de Educação com diretores das Escolas Estaduais de Viamão. Estava um dia maravilhoso e aproveitamos a oportunidade para compartilhar com os colegas diretores das belezas e ambientes de Itapuã. Sou apaixonada pela minha escola E.E.E. M. Dr. Genésio Pires e por este ambiente privilegiado de praias e matas preservadas. Iniciamos nossa visita pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Pacífico foto) que incorpora diversas tecnologias e utiliza materiais de baixo impacto ambiental na sua construção. É a primeira escola do estado construída a partir dos conceitos da sustentabilidade.
Um projeto desenvolvido pelo Núcleo Orientado para Inovação Tecnológica da Edificação da UFRGS, seguindo princípios da sustentabilidade, tendo sido inaugurada no dia 10 de novembro de 2007. O projeto faz referência à cultura indígena e aproveita os elementos existentes na região. Além disso, foram utilizados recursos bioclimáticos, como orientação solar e ventilação natural. A arquiteta estava presente e explicou como foi realizada a pesquisa para elaboração do projeto. A seguir, fomos para o Parque Estadual de Itapuã, na Praia da Pedreira, de onde iniciamos o passeio de barco até o Farol de Itapuã e a seguir até a Praia da Vila, onde está localizada nossa escola. À tarde iniciamos com a apresentação da banda da Escola Genésio Pires e uma apresentação da aluna Daiane da turma 302 sobre a Revolução Farroupilha. Concluímos o módulo IX sobre Avaliação na GESTÃO. O grupo pretende continuar os encontros, mesmo que informalmente, pois no contexto em que estamos inseridos, são fundamentais para socializarmos experiências e projetos. Assim podemos aprender com os colegas e sentir que fazemos parte de um grupo.

2 comments:

Paulo said...

Parabéns pelo teu portfólio. Excelente escolha das aprendizagens ao longo dos semestres. Quanto ao problema relatado com a vaga na Escola, lembre-se que o município é quem deve provê-la, não o professor, o orientador, etc. Você não negou um espaço pedagógico; você está fazendo com que se cumpra a lei, a qual deixa clara a relação entre número de alunos e espaço físico. O PPP deixa claro que o número de alunos por turma é 35? Mais um argumento em mãos. Não permita que te prejudiquem!

Rosana said...

Olá! lembrei de você! parabéns pelo teu blog! um abraço Rosana