Saturday, October 25, 2008

Patrimônio Imaterial



Passei no BLOG do Paulo (Pólo de Gravataí) e ao ler suas postagens fiquei encantada! Principalmente onde ele relata suas percepções com relação ao lançamento da "Campanha Toda Escola Tem Uma História Para Contar" é fantástico! Realmente os maiores patrimônios de uma escola se constituem através de nossas vivências. Os sujeitos que dela fazem parte e suas trajetórias de VIDA se integram e provocam uma memória coletiva que merece ser documentada e relatada. Durante todo ano (2008) participei do curso PROGESTÃO, oferecido pela 28ª CRE, nele estudamos vários módulos e nesta quarta-feira (22/10) fizemos o encerramento em Cachoeirinha. Os módulos apresentados como destaques foram: Parcerias na Escola Pública (como captar recursos) e o módulo do Patrimônio “Imaterial”! A escola que apresentou sobre o patrimônio imaterial era de Glorinha, foi emocionante, a diretora fez a apresentação com um ex-aluno cantando um hino da escola escrito por ela, que conta a trajetória e memórias de sua comunidade, ao mesmo tempo era apresentado no power point fotos das mais diversas atividades ao longo do “tempo”. Estou muito feliz neste semestre em poder participar ativamente das atividades e contribuir com minha experiência de treze anos em gestão escolar. As atividades que estão sendo propostas nas disciplinas Organização e Gestão da Educação e Organização do Ensino Fundamental têm proporcionado intensa troca entre a experiência (prática) e os conhecimentos teóricos que colaboram para compreendermos a situação atual da educação em nosso país. Em conversas com a professora Maria Beatriz, sobre minhas angústias, percebi que a gestão para estar legitimada precisa contar com a participação de sua comunidade. E para atingir estes objetivos precisamos conhecer a Lei da Gestão Democrática e utilizá-la ao longo do nosso planejamento. Os Fóruns sobre PPP / Regimento Escolar e Temas para um Projeto Político Pedagógico permitem uma troca constante de angústias, percepções e ações de diferentes contextos. Através dos depoimentos dos colegas percebo o quanto algumas direções de escolas estão distanciadas do grupo de professores e talvez de toda a sua comunidade. Temos um longo caminho a percorrer...
“Mas quem está na chuva é para se molhar”!
Até a próxima!

1 comment:

Paulo said...

Olá Rosária, senti-me honrado com a referência que fizeste a meu blog. Obrigado. Achei incrível a coincidência dos trabalhos que estamos pensando, nessa imaterialidade da escola. Minha Escola sediará a primeira formação já em novembro.

Quanto a enviar uma mensagem para todos os pólos, podes fazê-lo pelo Rooda. Entre em CONTATOS e escolha no campo DISCIPLINA a "disciplina" ESPAÇO DE INTEGRAÇÃO. Basta selecionar todas as pessoas e enviar.

Espero ter ajudado.

Um abraço.