Saturday, October 04, 2008

Participação???

Na disciplina Organização do Ensino Fundamental estamos discutindo sobre a participação dos diferentes segmentos da comunidade atualmente nas escolas, que em minha opinião ainda é uma UTOPIA. Os pais podem "participar" de alguns momentos do processo, nas reuniões de pais, conselhos de classe participativos, festas, entrega de boletins... Mas dificilmente defendem suas idéias... Eu participo de equipes diretivas desde 1995, na época do governo Britto, com a Lei da Gestão Democrática nº. 10576/95, e desde então tento articular a comunidade para participarem do processo de educação dos filhos, porém os avanços são mínimos... As equipes precisam mobilizar e encorajar, mas o movimento, o ritmo do trabalho quem impõe é a comunidade. Assim acredito que estar inserida na proposta da escola é conhecer sua realidade e participar de ações em prol da sua comunidade. Não compreendo como alguns colegas conseguem chegar à escola, passar nela grande parte de seu dia e não tomar conhecimento dos acontecimentos ao seu redor. Aqui na escola temos profissionais engajados e preocupados com o futuro da educação. Mas como toda regra há exceções... Precisamos de comprometimento, vontade e capacidade para enfrentarmos nosso desafio educacional. Assim, conhecer a nossa realidade é fundamental. Para Lemes (texto Módulo 2, 2008): “Essa proposta contempla uma necessidade intrínseca do trabalho conjunto e participativo dos envolvidos no processo: alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos etc. (...) a adequação, participação e flexibilização curricular se mostram como essenciais para o currículo na escola democratizada. Adequação tanto à sua realidade local/regional quanto na forma de aplicação de suas ações pedagógicas. É desejável, no entanto, que a origem desse procedimento seja um projeto pedagógico e educativo que atenda às necessidades e demandas dessa realidade apresentadas à escola. A partir de então resta a busca de uma forma adequada de utilização do tempo e dos procedimentos do fazer pedagógico”.
O autor continua: “Frente ao exposto podemos considerar que a complexidade do processo de escolarização, no momento que se pretende compreendê-lo, de fato, verifica-se que é significativamente maior e mais complexo que se pensa. Os recortes e reducionismos provocados pela mentalidade instalada, a partir do pensamento tradicional de ensino e de escolarização, impõem tais concepções e, com isso, impede, durante grande parte de sua história, que se conheça, criticamente, toda sua amplitude e profundidade buscando, enfim, sua essência educativa, política e social, Assim, longe de se estar propondo a solução para tais questões, mas considerando a legitimidade do princípio e, talvez, mais um passo nesse sentido, este é hoje o nosso maior desafio”.

Referências

Texto da disciplina Organização do Ensino Fundamental: ”A organização do currículo e a escola democratizada: pistas históricas e perspectivas necessárias”. Prof. Dr. Sebastião de Souza Lemes (Módulo II, 2008).

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