Monday, November 05, 2007

Iberê Camargo



"Minha gravura e minha pintura sempre caminharam de forma paralela. Nem podia ser desligada. Porque eu sempre pinto o agora. Mas como não sou um saco vazio, esse agora tem muita coisa dentro, que vem à tona, que participa do hoje. Quando eu pinto o agora, estou pintando o ontem e já abrindo espaço para o futuro. É por isso que eu digo que ninguém pode caminhar sem colocar um passo na frente e outro atrás. Esse negócio de caminhar pulando não dá. Por isso que esse desejo de ruptura com as coisas é como querer tirar uma perna. Vai caminhar pulando como um sapo?"

Iberê Camargo - 6 de março de 1994

Artista de rigor e sensibilidade únicos, Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte do século XX. Autor de uma obra extensa, que inclui pinturas, desenhos, guaches e gravuras, Iberê nasceu em Restinga Seca, no interior do Rio Grande do Sul, em novembro de 1914, tendo passado grande parte de sua vida no Rio de Janeiro. Desde a juventude, mostrou-se atraído por personalidades independentes, como Guignard e Goeldi. Na Europa, estudou com mestres como Giorgio de Chirico, Carlos Alberto Petrucci, Antônio Achille e André LotheAo longo de sua vida, Iberê Camargo sempre exerceu forte liderança no meio artístico e intelectual. Teve sua obra reverenciada em exposições de renome internacional, como a Bienal de São Paulo, a Bienal de Veneza, a Bienal de Tóquio e a Bienal de Madri, e integrou inúmeras mostras no Brasil e em países como França, Inglaterra, Estados Unidos, Escócia, Espanha e Itália. O pintor morreu aos 79 anos, em Porto Alegre, em agosto de 1994, deixando um acervo de mais de sete mil obras. Grande parte delas foi deixada a sua esposa, Sra. Maria Coussirat Camargo, e integra hoje o acervo da Fundação Iberê Camargo.
Enquanto escrevia sobre minha próxima postagem lembrei-me de meu primeiro contato com a arte. É estranho pensar que só como professora fui conhecer uma exposição. Ela foi agendada por acaso para mostrar aos alunos o trabalho de Iberê Camargo. As visitas eram no museu criado dentro de sua própria casa com o acervo de sua esposa. Hoje a fundação está sendo construída as margens do Guaíba e será linda. Mas o que mais chamou nossa atenção foi o carinho da responsável pelo lugar que contava com detalhes a vida deste artista. Parecia que a cada visita conhecíamos mais seus segredos. Os auto-retratos são fantásticos e expressam claramente os sentimentos vividos por Iberê. Estou ansiosa para visitar a Bienal, pois quando fui com minha família visitamos apenas a parte do cais. Nossa cidade está em festa, pois além da Bienal temos a acolhedora FEIRA DO LIVRO. Até a próxima!

No comments: