Wednesday, November 14, 2007

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Projeto Eleições Cidadãs
É um projeto colaborativo com amigos virtuais de Cataguases MG, Belo Horizonte MG e Joinville SC. Os alunos realizaram uma pesquisa na escola e em casa com relação às eleições. Assistiram aos horários políticos e fizeram anotações, comparações e entrevistas com pessoas da família. Na sala de aula foram promovidos debates, pesquisas em livros, revistas e internet. Depois destas pesquisas publicaram comentários acerca dos diversos assuntos relacionados com a eleição e publicaram no blog. A seguir os alunos tiveram oportunidade de publicar comentários acerca das publicações dos colegas de intercâmbio e das escolas que participam do projeto.
Este projeto foi organizado e implementado pelas Professoras de Informática Pedagógica:
Andréa Toledo: Instituto Francisca de Souza Peixoto – Cataguases, MGRogéria Garonce: Colégio Santo Antônio - Belo Horizonte, MGGládis Leal dos Santos : CAIC Prof. Mariano Costa – Joinville, SCO projeto Eleições Cidadãs está sendo desenvolvido com as crianças que estudam no Instituto Francisca de Sousa Peixoto em Cataguases, MG, no Caic Mariano Costa em Joinville, SC e colégio Santo Antônio em Belo Horizonte, MG. O projeto acontece em sua maioria em ambiente virtual através de escrita colaborativa no Blog.
Relevância da Experiência
Conforme as autoras o conceito de cidadania só tem sentido como testemunho e prática de conhecimentos que levam à ação. Os alunos precisam participar de discussões políticas e de conhecer e compreender seus direitos desde crianças. Nossa obrigação enquanto educadores é formarmos cidadãos conscientes do seu papel na sociedade e comprometidos com a transformação de nosso país. Precisamos aprender a escolher nossos governantes, a sermos críticos e respeitarmos as opiniões. Através da construção do blog colaborativo os alunos puderam vivenciar: “noções de cidadania e respeito à opinião do outro e a consciência de seu papel na sociedade”.
Evidências e Argumentos
Através da justificativa, objetivos e metodologia descritas neste projeto aliadas as contribuições e postagens dos alunos percebe-se que as professoras obtiveram grande êxito com seu trabalho colaborativo. É muito importante atualmente despertar a consciência cidadã de nossos alunos e alunas e proporcionar oportunidades como esta, para que eles possam pensar, questionar, criticar e contribuir com seu conhecimento para construção de um país melhor de se viver. O incentivo a leitura, a pesquisa em livros revistas e internet, bem como a formação de uma rede de conhecimento entre as escolas destas duas cidades foi de fundamental importância para o sucesso do projeto.
Envolver a família na construção deste conhecimento permite o crescimento de todos os envolvidos no processo. A escola funciona como um grande polvo mobilizando seus tentáculos e disseminando seu conhecimento pela comunidade. Cumprindo desta forma seu papel social de formadora de opiniões e de sujeitos críticos e conscientes de suas potencialidades, conhecedores de seus direitos e responsabilidades.
Quanto a implementação do Projeto, conforme o questionamento da Daiane, relato que na escola onde trabalho temos o Projeto de Educação Ambiental que envolve todos os alunos e comunidade. Com o projeto elaboramos um Desenho curricular com a discilplina de Gestão Ambiental que corresponde a 2 períodos semanais, nos quais os alunos de 5ª a 8ª série realizam atividades para preservação do meio ambiente. O processo de envolvimento de todos os segmentos da escola foram muito semelhantes. Mas para o ano de 2008 vou propor aos colegas de Estudos Sociais um Projeto voltado para as eleições.

1 comment:

Daiane Grassi said...

Olá Rosária, muito bem escolhido o relato! Certamente este tipo de estratégia oportuniza o pessoal ao pensamento crítico, reflexivo e de responsabilidade social. Pensaste em desenvolver algo parecido na tua escola? Um abraço, Daiane