Friday, October 26, 2007

Desafios


A disciplina de teatro e educação tem proporcionado grandes desafios... Nossa primeira aula foi muito interessante e movimentada. Meu primeiro resultado será apresentado no "Inventário Criativo" que estou concluindo hoje. Neste relato apresento uma peça e fotos de nossa apresentação. A seguir uma síntese deste espetáculo!!!
"Choco encontra uma mamãe" de Keiko Kasza. Esta história ajuda-nos a compreender o que é importante na vida, aborda a relação de acolhimento de um filho. Choco é um pássaro que vivia sozinho e tinha muita vontade de encontrar uma mamãe. Choco sai pela floresta e pergunta aos animais que encontra pelo caminho se por acaso não seriam sua mãe. Primeiro encontrou a senhora girafa, mas ela não era sua ma mãe. Não tinha asas como ele. Mais tarde encontra a senhora pingüim, a senhora Morsa e a medida que recebia como resposta um não ficava mais triste. Quando Choco viu a senhora Urso colhendo maçãs, soube que ela não podia ser sua mãe. Não existia nenhuma semalhança entre ele e a senhora Urso. Choco se sentiu tão triste que começou a chorar:
- Mamãe, Mamãe! Preciso de uma mamãe!
A senhora Urso sensibilizada conversa com Choco e pergunta como ele acha que reconheceria sua mãe. Choco diz que sua mamãe o abraçaria, beijaria e cantaria uma canção. Então a Senhora Urso abraçou, beijou, cantou e dançou com Choco. Assim Choco encontra uma família e recebe todo carinho de uma mãe de verdade. Seus irmãos são um hipopótamo (Hipo), um jacaré (Coco) e o porquinho (Porqui). Quando se encontram todos dançam felizes e comem uma deliciosa torta de maçã. Choco se sentiu muito feliz porque sua mãe o acolheu como aos outros filhos.
Para montagem da peça os professores serão divididos em grupos: personagens, criação de máscaras e roupas, diálogos ,confeccção do cenário, equipe de apoio e montagem.

Os objetivos são:

  • Escrever, organizar e apresentar uma peça.
  • Motivar os alunos e alunas para leitura de histórias infantis e dramatização destes textos.

Este livro é utilizado pelas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, o método utilizado é do GEEMPA (Grupo de estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação). Nossa intenção é motivar as crianças para leitura dos livros infantis e da compreensão destas histórias. Através da dramatização tornamos os personagens da história reais e próximos estimulando o trabalho com o livro de atividades.

Foi muito interessante ler o livro “Choco encontra uma mamãe” e interagir com os colegas de diferentes áreas do conhecimento. Tínhamos na peça professoras de matemática, artes, língua portuguesa e currículo.
A comunidade assistiu a apresentação e aplaudiram nossa atuação. Os alunos ficaram admirados com os atores professores, se divertiram muito junto com suas famílias. A apresentação para os pais foi importante porque neste texto as relações familiares são questionadas. A qualidade dos sentimentos das mães e pais é fundamental para o pleno desenvolvimento de seus filhos. Salienta que para sermos bons cuidadores precisamos ter a capacidade de acolhimento. Assim como a senhora Urso acolheu seus quatro filhos muito diferentes entre si. O acolhimento de um filho depende da sincera, honesta e maravilhosa experiência de amor. A senhora Urso acolhe filhos porque tem espaço amoroso dentro de si. Assim como a cada ano letivo as professoras acolhem uma nova turma de alunos
Ocorre um enriquecimento de experiências mútuas, tanto para alunos, como para pais e professores. Todos crescem e aprendem juntos. Foi muito emocionante participar da peça e perceber as carinhas de alegria ao reconhecerem seus professores no palco. É uma experiência maravilhosa.

1 comment:

mauranunes.com said...

Que experiência bonita, Rosária!
Este é o sentido das inters, não é mesmo! Intervir de forma construtiva e transformadora no exercício profissional de cada um! Para isso, é importante que se perceba nos desafios, oportunidades! Bjs! Maura - tutora de @rtesVisu@is.