Wednesday, November 21, 2007

Contação de Histórias

Literatura infanto-juvenil

Nossa atividade de segunda-feira (19/11) no Pólo de alvorada foi excelente. Adorei participar da "Contação de histórias" com meu grupo: Aline, Carla (representada pela Selva), Glauber, Inês Cristina, Neusa e Eu. Adorei nosso trabalho, estou apaixonada pela "contação de histórias". Pretendo elaborar e incentivar meus colegas para “hora do conto” aqui na escola. Quem sabe mudamos algumas práticas.
Como já relatei na atividade do Bloco 5, estou atualmente exercendo minhas atividades no Setor, mesmo assim auxilio minhas colegas com suas atividades em sala de aula. A seguir, apresento algumas situações vividas neste semestre que contribuíram para ampliar nossos conhecimentos, motivar nossas crianças e que deram suporte para construção do meu Inventário Criativo da disciplina de Teatro. No dia 9 de outubro, os professores e professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas estaduais foram convidados pela 28ª CRE (Coordenadoria de Educação) para participar do curso de Formação “Nas trilhas da Alfabetização: a literatura entra em cena”, promovido pela Coordenadoria e a Fundação Bradesco. Após as boas vindas às professoras do 2º ano da Fundação Bradesco apresentaram a Hora do conto: “Dona Baratinha” de Ana Maria Machado. Foi muito interessante as professoras estavam caracterizadas e participaram do teatro. Durante a apresentação nosso grupo decidiu fazer a nossa peça de teatro para a Gincana da nossa escola. Nós escolhemos o Livro do GEEMPA para alfabetização: "Choco encontra uma mamãe[1]" de Keiko Kasza.
Além da hora do conto achei muito interessante a palestra com a Professora Mara Jardim... Poesia e contos: pontos e contrapontos. Nesta palestra a professora afirma com entusiasmo que a criança é um ser poético. A poesia nasce e se desenvolve com a criança. A educação poética da criança inicia-se no útero. As cantigas de ninar acalmam o nenê por que possuem o ritmo das batidas do coração que ele estava acostumado dentro do útero materno.
Na nossa escola a hora do conto é realizada por uma mãe voluntária que trabalha na Biblioteca à tarde. Neste ano nenhuma professora pode assumir a Biblioteca na Rede Estadual, a prioridade era suprir as carências da Sala de aula, somente algumas escolas possuem este setor funcionando. É uma lástima, pois apesar das mães voluntárias o uso da Biblioteca está precário e poucos professores estão utilizando este espaço.
A professora do Pré e 1º ano tem em sua rotina outros momentos de leitura na sala de aula, pois trabalha manhã e tarde no mesmo ambiente e pode transformá-lo em um lugar acolhedor e organizado, com uma estante de livros infantis. Foi nesta sala que encontrei o livro da Cinderela, pois na Biblioteca da escola não havia nenhum exemplar.
Mesmo não estando na sala de aula, acredito que essas leituras e discussões que já ocorreram em nossa turma do PEAD e aqui na escola revelaram um mundo de idéias e expectativas para o futuro. A leitura deste texto, por exemplo, faz crescer dentro do meu ser mil idéias de como auxiliar minhas colegas na sala de aula. Para começar já marcamos uma reunião do currículo sobre estas questões relativas aos contos de fadas.

Referências

MACHADO, Ana Maria. Encantos para sempre.

[1] Este livro é utilizado pelas turmas de 1º ano do ensino Fundamental de 9 anos, o método utilizado é do GEEMPA (Grupo de estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação). Nossa intenção é motivar as crianças para leitura dos livros infantis. Através da dramatização tornamos os personagens da história reais e próximos estimulando o trabalho com o livro de atividades.

2 comments:

Grace Milcharek said...

Oi Rosária!
Quero partilhar contigo o meu encantamento pela apresentação da contação de histórias, foi notório sentir o quanto emociona e fascina a história contada, fazendo com que as crianças fiquem motivadas e saiam a procura do livro e leiam de forma prazerosa o que a professora ilustrou tão cativamente, por isso, incentive teus colegas, participe com eles e faça com que teu aprendizado seja contagiante e que eles tbém fiquem apaixonados pela "contação de histórias" como você e com certeza novas práticas irão renascer.
Parabéns!

Marlova said...

Oi Rosária!
Por enquanto, não me conheces...
Também sou professora (pós-construtivista)e estava procurando textos para acrescentar ao meu blog profissional, então, encontrei o teu blog...
O mais interessante é que é super parecido com o meu blog pessoal!
A propósito: gostei bastante do teu blog e das tuas idéias!
Eu estou começando. Aproveitei as féias para isso!
Dá uma olhada e espero que possamos ser amigas virtuais!
Abraço!
Marlova

http://marlova.blogspot.com
http://geempa-tapes.blogspot.com