Thursday, November 11, 2010

INTERAÇÃO???

"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".
Paulo Freire (1981)

As postagens do semestre 2009/2 (EIXO VII) evidenciam a interação entre as Interdisciplinas, o prazer de escrever e participar das atividades. A postagem Temas Geradores é um exemplo desta articulação, quando apresenta as concepções de Paulo Freire (1991) em relação à construção do conhecimento pelo educando, também abordada na Interdisciplina EJA: Esta “leitura de mundo” permite uma reconstrução onde os educandos re-criam criticamente seu mundo. Neste processo não há um professor, mas um mediador que estabelece uma relação dialógica entre educando e seu universo temático. As atividades das Interdisciplinas destacaram a importância da interação e compreensão de importantes conceitos, como: cultura, exclusão, linguagem, contexto, alfabetização, planejamento, observação criteriosa e investigativa, comunicação oral e escrita, sujeito como um ser social e histórico.
Este estudo interdisciplinar e voltado para nossas práticas pedagógicas, proporcionou a produção escrita individual coletiva o que permitiu a colaboração e cooperação entre colegas, tutoras e professores (as). Na Interdisciplina da EJA realizamos uma pesquisa participante com alunos desta modalidade de Ensino com o objetivo de compreender um pouco da história destes estudantes, como vivem e a relação que estabelecem com o mundo do trabalho e a educação (pbwork). Após a conclusão da pesquisa o grupo elaborou um pôster que foi apresentado para nossas colegas e professores no Pólo.

A importância do papel do professor (a), o planejamento das aulas, a observação criteriosa e investigativa e a percepção deste aluno (a) como um ser social e histórico é percebida nas atividades da Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação.
Na Interdisciplina de Linguagem e Educação foram trabalhados aspectos importantes para que ocorra um planejamento voltado para as experiências das crianças e jovens na escola.
Esta tarefa de relembrar as postagens do BLOG é desafiadora, pois este movimento de reler o que se escreveu e porque provoca uma sensação estranha de mobilidade. Foram muitas postagens no BLOG mas apresento uma citação do professor Helvécio que reflete todas as emoções vivenciadas pelo grupo.

1 comment:

Grace Milcharek said...

Olá, concordo Rosária que o PEAD tem proporcionado a cada semestre a interdisciplinaridade e despertando em seus acadêmicos muitos desafios, novas aprendizagens, novas práticas, emoções e principalmente motivações no fazer profissional.
Com carinho,
Grace Maria