Monday, November 01, 2010

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

As Interdisciplinas deste semestre (EIXO VI) contemplaram em suas leituras e atividades, inúmeros conceitos que proporcionaram reflexões quanto à atitude do educador frente a situações de aprendizagem, indisciplina, conflito, violência, discriminação e preconceito entre as crianças e jovens no ambiente escolar. Dentre elas, a atividade sobre o processo de desenvolvimento moral, segundo a Teoria de Piaget, realizada na Interdisciplina: Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II. No Fórum e Dossiê, atividades realizadas durante a Interdisciplina: Educação de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais foi possível conhecer ações e projetos voltados a INCLUSÃO. Um exemplo desta aprendizagem é a expressão Tecnologia Assistiva utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, conseqüentemente, promover vida independente e inclusão (BERSCH, 2007, p. 31). Este semestre caracterizou-se por grande diversidade e vivências como a registrada na postagem sobre a palestra da professora Marilene Paré, que reflete uma caminhada e minha paixão pela Educação. Este registro foi realizado para evidenciar a importância de conhecer e conviver com a Professora Marilene Paré e recebê-la aqui em nossa escola. Estas postagens evidenciam a importância do curso de Pedagogia à distância da UFRGS (PEAD), um espaço de metamorfose e de intensa troca, de aprendizagem e intercâmbio necessários a nossa prática docente. Pois é a partir da articulação da teoria com nossas vivências pessoais e profissionais que tecemos nossa produção individual. E é esta proposta do PEAD, de um currículo com características interdisciplinares, que proporciona este movimento, este ir e vir de aprendizagens, esta troca entre todos nós (professores, tutores e alunos) e permite a construção desta rede que se constitui nossa comunidade de aprendizagem.

2 comments:

Grace Milcharek said...

Olá Rosária!
Mais uma vez tuas reflexões evidenciam o teu aprendizado e o quanto o PEAD tem inovado o teu fazer pedagógico.
E a parabenizo por ter proporcionado aos teus colegas um momento de formação com a professora Marilene Paré sobre Cultura Afro, um tema importantíssimo e que precisa de muita atenção para inovar a prática docente.

Com carinho,
Grace Maria

Rosária said...

Oi Grace! Penso não ser necessário enfatizar que, este semestre no PEAD foi intenso e gratificante, com relação as possibilidades e aprendizagens vivenciadas. Porém, apesar das tentativas, confesso que este ano (2010) foi uma decepção na escola, com relação a mobilização em datas como da "Consciência Negra". Novamente a data não foi utilizada para realização de atividades voltadas ao tema. Ainda sinto uma certa "inércia" nos colegas. Mas faz parte!
Abs, Rosária Moraes