Saturday, September 18, 2010

TEMPO????


No semestre 2007/1 fiquei surpresa com minhas postagens no BLOG, dei boas risadas com as imagens e comentários que fiz com relação ao gerenciamento do “tempo”. Acho que vivi um momento de estresse com o acúmulo de atividades no PEAD, na escola e em casa. Interessante que apesar de estar habituada a inúmeras atividades de leitura e trabalho estou vivenciando um momento semelhante aquele. Porém agora meus filhos cresceram e minha vida mudou 360º. Naquela época relatei a preocupação com a quantidade de material (textos e sites) para estudo e pesquisa na disciplina História e Infâncias. Comentei que no semestre anterior (2006/2), as disciplinas permitiram uma maior reflexão quanto às propostas de trabalho, pois foram oferecidas simultaneamente durante todo o semestre. Recordo que naquele semestre as disciplinas foram oferecidas em duas etapas e questionei esta forma de divisão, pois o “tempo” passou muito rápido. A disciplina de psicologia foi muito interessante e esclarecedora e deveria estar presente até o final do semestre. Sua proposta permitiria uma maior reflexão sobre a história da educação e o conceito de infância e escola. As dificuldades com o uso das TICs foram amenizadas, mas recados como este eram encaminhados pela prof. Íris: “Quem não consegue ver o material que está na trilha da psicologia, provavelmente também não consegue visualizar os vídeos que disponibilizamos no wiki de Alvorada. Isso se deve ao fato de faltar o Flash Player no micro de vocês”. Refletir sobre este processo é muito importante principalmente por proporcionar uma autoavaliação de nossa caminhada e os limites superados. Na postagem Inventário Vitória-Régia escrevi sobre o PEAD que sendo um curso a Distância (EAD) apresentou diferenças no modelo de ensino-aprendizagem e no papel dos professores, tutores e alunos. Estas mudanças foram ocorrendo através da interação, colaboração e cooperação destes sujeitos proporcionada por diferentes estratégias de comunicação. A utilização de diferentes ambientes virtuais de ensino-aprendizagem contribuíram para tornar mais atrativas e desafiadoras as atividades propostas.

2 comments:

Grace Milcharek said...

Oi Rosária é bem assim, os semestres vão avançando e o tempo impreterivelmente deve ser gerenciado e os limites superados, situações que você sempre alcançou com êxito e determinação. Parabéns pela caminhada e continue seguindo firme e forte como fostes até aqui.
Com carinho,
Grace Maria

Rosária said...

Oi querida Grace! Pois é, estou com medo de ter atingido meu limite. Tento iniciar a escrita do TCC, mas parece que bloqueou. Final de ano é sempre complicado nas escolas e com eleição piorou. Muito Obrigada pelo carinho! Abs, Rosária