
Naquele momento pensei no nosso grande desafio da semana: O inventário de nossas aprendizagens... Logo comparei esta belíssima planta que possui somente uma folha, bem desenvolvida e fixada ao solo por uma forte raiz com nossa caminhada neste curso iniciado em 2006. Durante estes dois semestres foi possível perceber a dedicação e a solidez deste grupo. Somos professoras em busca de uma qualificação profissional que nos permita transformar nossa prática. Assim nossas raízes são fortes e profundas como a da Vitória-Régia. Somos um grupo de professoras estudantes com um grande diferencial, somos educadoras e possuímos uma história de vida para compartilhar com nossas colegas e professoras.
Nosso curso também se diferencia por fazer parte da Educação a Distância (EAD) que está sendo difundido em muitas universidades. Em virtude dessa nova realidade, as mudanças são inevitáveis nos modelos de ensino-aprendizagem e no papel do professor e do aluno. Isto implica em uma mudança no modo de estudar, aprender e interagir. No espaço para a aprendizagem interativa, o aluno deixa de ser um mero receptor dos conteúdos e, ao invés de ficar isolado, participa, colabora e interage com as atividades escolares, através das mais diversas estratégias de comunicação, que os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem oferecem. A aprendizagem interativa é um processo complexo de trocas onde o sujeito modifica suas estruturas cognitivas e pode também modificar as estruturas cognitivas dos colegas, por meio de interações mediadas por tecnologias. Ocorrem em ambientes concebidos para mediação da aprendizagem que proporcionam o suporte necessário às interações e as produções individuais e coletivas (NEVADO, 2005). Nesta construção torna-se fundamental estarmos sempre avaliando a nossa prática através de um movimento de ação-reflexão-ação, buscando entender como construímos nossa ação para contemplarmos na prática o que defendemos na teoria. Espero que nossas reflexões nos auxiliem na construção do “Inventário de Aprendizagem” !!!
Referências
NEVADO, Rosane Aragon de. Ambientes virtuais de aprendizagem: do "ensino na rede" à "aprendizagem em rede". Disponível em <http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt2.htm>
http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-regia.html
3 comments:
Bom Dia!
Rosária
Com certeza estamos construindo nossa aprendizagem com alicerce bem estruturado, muito bem colocado o texto retirado do livro de uma de nossas coordenadora do PEAD, Rosane Aragon de Nevado Ambientes virtuais de aprendizagem: do "ensino na rede". Nossa coordenadora coloca com propriedade o processo complexo de trocas onde o sujeito modifica suas estruturas cognitivas e pode também modificar as estruturas cognitivas dos colegas, por meio de interações mediadas por tecnologias.
Bom descanso.
Beijos
Post a Comment