Tuesday, July 03, 2007

INFÂNCIA


ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA - A

INFÂNCIAS DE 0 A 10 ANOS - A

Opiniões de alunos e alunas do 3º ano do Ensino Médio, da E.E.E.M. Dr.Genésio Pires, com relação ao filme: "A invenção da Infância"


As falas estão codificadas por letras e datas de nascimento. Para os alunos foi apresentado o vídeo na aula de História e depois foi solicitado que escrevessem suas percepções e conceitos de INFÂNCIA.


A - Para mim infância é brincar e curtir a vida sem responsabilidade. Ser criança não significa ter infância ! Essa frase resume tudo! 7.05.1990
B - A infância : dependendo do modo de vida de algumas crianças isso não passa de uma preparação para a vida, para ser adulto e ter muitas responsabilidades, e outras acham que não tem infância pois fazem cursos de inglês , sapateado ,etc ...mas isso é a infância moderna.
Hoje em dia todos queremos para os nossos filhos uma infância onde eles aprendam a ser crianças, que não conheçam o trabalho, e saibam brincar e se divertir. 13.10.1986
C- As nossas crianças tem uma educação, elas tem uma infância legal, se divertem, enquanto as crianças do filme não têm nem um sorriso no rosto, é muito triste a vida daquelas crianças. 19.10.1988
D - Infância para mim é: brincar, se divertir, estudar e se preparar para uma nova vida, "a vida de adulto". Infância é ser feliz, o que adianta ser criança e não poder sorrir. Infância só se vive uma vez na vida. Aproveite! 02.12.1990
E – A infância deve ser aproveitada brincando aprendendo e descobrindo coisas novas, não trabalhando e sofrendo. Crianças devem receber carinho não ordens para trabalhar. 21.04.1989
F – Ser criança para mim é ser alegre, brincar, estudar, conversar com os amigos, ouvir piadas, contar piadas, cantar, dançar e muito mais. 10.12.1990
G – Infância é a liberdade da criança de brincar, correr inventar sem que tenha obrigação que a impeça de ser uma criança feliz.8.8.1972
H – A minha infância foi muito boa por que eu estava e brincava sempre todos os dias. 24.03.1989.
I – Eu me considero uma pessoa de sorte por ter tido uma infância. Só me arrependo por não ter aproveitado mais.15.04.1990
J – Lugar de criança é na escola, estudando e não trabalhando. 28.10.1989
L – Todas as crianças tem que ter uma infância onde eles não recebam ordens, e sejam felizes, brinquem bastante sorriam em vez de ter olhos tristes cansados do trabalho. Infelizmente nem todos tem esse privilégio, muitos tem que trabalhar muito duro para sustentar suas famílias catando lixo e passando fome na miséria, sem ter muitas vezes um teto para morar, sem escola, analfabetos querendo aprender. 04.04.1988
M – As crianças para terem uma vida legal tem que brincar bastante. Para quando começarem a estudar prestar atenção na aula. Por que criança que não brinca não aprende nada. A criança que não tem infância é triste. 9.08.1987
N – A infância deveria ser a etapa da vida que a criança brincasse se divertisse. Que ela fosse feliz. 19.09.1989
O - Infância para mim significa o começo de tudo, uma longa caminhada para ser adulto, por isso criança tem que ter infância, brincar se divertir e estudar.30.06.1988
P – Uma fase muito boa de minha vida. na minha infância tudo parecia mágico. Foi uma fase muito linda em minha vida. Gostaria que ela não fosse nunca embora. 19. 10. 1989

3 comments:

Daiane Grassi said...

Olá Rosária, não só quero materiais sobre esta temática, como um relato seu também sobre isso!!! Hehehehe... Nossa, menina é muito complexo! Hoje relativisamos muitas questões no encontro presencial! Uma abraço, Daiane

Beatriz said...

Rosária querida, a gente qdo quer acha tempo para tudo!! Vistes que sobre a tua última queixa já tem uma excelente postagem? Acho que podes agora mudar a carinha pois és uma vencedora. Mas, ao espiar o nosso campo do seminário vi que nos deve a sala de aula? Então acho que precisas enfrentar esse desafio, para que o entendimento da infância passe pelos daos de vida real: tua sala e teus alunos com suas famílias. Nada como entender o mundo partindo do que se conhece.
Um abração
Bea

Neusa said...

Oi Rosária
Dá uma olhada como tu estás com as atividades para ver se não precisas de nada. Se precisares de algo, me diz para ver se eu posso te dar uma mãozinha.Podemos aproveitar que quarta tem aula presencial.
Um beijo Neusa