Thursday, April 09, 2009

Políticas Públicas Brasileiras em Educação Especial


Com relação às Políticas Públicas Brasileiras em Educação Especial é importante salientar a participação da colega Zinara no Fórum da Interdisciplina: EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: “... precisamos garantir que essas conquistas, previstas na lei, ocorram no dia-a-dia da escola. A efetivação de práticas educacionais inclusivas se dará quando a escola estiver preparada para receber esses alunos. Não basta a presença física do aluno portador de necessidade especial. É necessário incluí-lo, no sentido mais profundo que a palavra sugere”. A fala da colega expressa claramente a realidade da educação atualmente, as políticas públicas existem, mas na prática estes estudantes continuam segregados. Conforme Baptista (2004) é necessário que nós educadores possamos nos despojar de idéias e preconceitos, renunciando assim aos “edifícios” e buscando a construção de “tendas”. “As tendas são mais leves e suas paredes de tecido permitem a passagem da luz e do vento..." (BAPTISTA,2004) Em seu texto o autor relata projetos educacionais realizados nos últimos 30 anos na Itália e que muito se parecem com as diretrizes da escola da rede pública municipal de Porto Alegre. Sou professora da rede pública estadual e na nossa escola pouco podemos oferecer com as verbas e tecnologias de que dispomos. Como explicar esta situação?
“Art. 1o A União prestará apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na forma deste Decreto, com a finalidade de ampliar a oferta do atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular” (Decreto 6571). Em nenhum momento quero ser pessimista, mas como criar tendas no contexto atual? Utilizando a metáfora do autor, somos prisioneiros da nossa própria criação...
Referências

BAPTISTA, Claudio. Inclusão e seus sentidos: entre edifícios e tendas. In: Baptista, Cláudio. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

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