Saturday, April 25, 2009

Apresentando Sócrates


“Eu sou o oceano
atlético e atlântico
pacífico e romântico (...)
Sou índico infinito
Indicado pro amor.
Eu sei, eu sal, eu sou”.
(Gabriel O Pensador, em Peixe-Aquário, do livro Diário Noturno)

Hoje lendo este poema de Gabriel O Pensador lembrei do texto da professora Elaine Conte da Interdisciplina Filosofia: Apresentando Sócrates. É interessante perceber que os seres humanos têm a tendência de criticar aqueles que porventura não se encaixam nos modelos pré-determinados por nossa cultura. Jesus Cristo foi crucificado, Sócrates foi condenado à morte, Gabriel O Pensador é muitas vezes criticado... O que estas pessoas têm em comum? Simplesmente questionam e colocam em xeque ideologias da sociedade de sua época. Com a condenação de Sócrates: “Os atenienses quiseram dar uma lição à filosofia, tentando fugir do incômodo causado por ela” (CONTE, 2009). Sócrates provocou um incômodo com a utilização do método dialógico que simplesmente era uma forma de organizar o pensamento das pessoas: “Nas suas conversas na praça do mercado de Atenas, ele não queria ensinar, mas aprender com as pessoas” (CONTE, 2009).

2 comments:

Beatriz said...

Mesmo assim, Rosária, nossa intenção, aqui no PEAD,é provocar para que novos inquietos apareçam. Não queremos novos modelos mas queremos gente que não aceita tudo, que argumenta, que olha a vida criticamente, que põe a boca no trombone e que age ativamente pela comunidade. Rosária, agora tens o queijo e a faca na mão para isso!!
Um abração
Bea

MARION said...

Oi amiga!

Concordo com teus questionamentos, a prof. Bea tem razão, não só devemos botar a boca no trambone mas acharmos maneiras de mudarmos nossas ações.
Bjs Mari