Saturday, April 11, 2009

O EU e o OUTRO, DIFERENÇAS, ANCESTRALIDADE

Esta foto mostra meus avós paternos e seus filhos . A maioria da família diz que sou parecida com eles (cor da pele, cabelo e olhos). A família veio de São Gabriel.
Meu avô nasceu no Uruguai, foi Militar e morreu antes que eu nascesse.
Através da atividade O Eu e o Outro... da Interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História experimentei intensas emoções... A pesquisa envolveu meus pais, pois a partir da elaboração desta atividade comecei a conversar sobre a origem da nossa família e relembrar histórias de nossos queridos antepassados. Minha mãe ficou emocionada revendo as fotos e a atividade da Linha do tempo, realizada na Interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais coordenada em nosso Pólo pela Professora Maria Aparecida Bergamaschi, criada através do recurso colaborativo Xtmeline, "MINHA HISTÓRIA DE VIDA" . Além das vivências e sentimentos aflorados a leitura do texto: Em Busca de uma Ancestralidade Brasileira de Daniel Mundurucu proporciona uma visão da importância da história pessoal de cada indivíduo e o mais interessante relata suas vivências e aprendizagens despojado de qualquer sentimento de preconceito. Afinal o autor é um índio da nação Mundurucu (Pará). E conforme o autor: “... é preciso que as pessoas ouçam suas próprias histórias e as recontem, sempre...” (MUNDURUCU,2002).

1 comment:

ROSAURA KARST said...

Oi
Rosária
Interessante a tua reflexão.
Fez com que eu lesse o texto do Daniel Mundurucu, me fez lembrar da minha avó, pois ela estava sempre nos contando história do seu tempo e dizia coisas que só agora eu estou entendendo e tentando colocar em pratica.
Beijos
Rosaura