Friday, June 27, 2008

Ensinar e Aprender


"Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível – depois, preciso – trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar. Aprender precedeu ensinar ou, em outras palavras ensinar se diluía na experiência realmente fundante de aprender. Não temo dizer que inexiste validade no ensino de que não resulta um aprendizado em que o aprendiz não se tornou capaz de recriar ou de refazer o ensinado, em que o ensinado que não foi aprendido não pode ser realmente aprendido do aprendiz" (FREIRE, 1998. p. 26).
Apesar de muitas incertezas posso garantir que se tivesse que pintar um quadro, colocando na tela todas as emoções e aprendizagens construídas durante este semestre não conseguiria fazê-lo. Principalmente, com relação ao Plano Individual construído no Seminário Integrador, esta construção foi um grande desafio. Primeiro, por ser um trabalho que exigiu dedicação e persistência de toda a equipe diretiva. Além de necessitar, para sua conclusão, de um período mais longo para preparação das atividades e estudos. As reflexões e transformações iniciadas com este Planejamento abriram um espaço para trocas entre o grupo que certamente irá possibilitar no futuro algumas mudanças na prática educativa de toda a escola. O maior desafio do PI foi envolver todos os professores e professoras nesse processo. Apesar de todos concordarem com a importância das reuniões pedagógicas para o fortalecimento da prática docente, muitos ainda resistem ou se omitem desta construção. Porém, apesar das adversidades foi uma experiência produtiva a medida que reacendeu a chama da “curiosidade”... As perguntas e colocações de todos nas reuniões demonstraram que precisamos interagir e socializar nossas experiências. Na prática os planos de estudos foram refeitos, mas os colegas sentiram a necessidade de estabelecer habilidades necessárias para que cada aluno (a) possa ao final de cada ano ser promovido para série seguinte. No Regimento Escolar ficou definido que neste ano continuamos com a realização do Provão, após o encerramento das avaliações e recuperações descritas no regimento. Devendo ser realizado ainda em dezembro e que a partir de 2009, nossa escola não fará mais esta avaliação por entendermos que não foram atingidos os objetivos pretendidos quando de sua inclusão no nosso Regimento. Esta decisão será aprovada por Assembléia pelos diferentes segmentos da escola. Além disso, para o próximo ano os pesos dos trimestres serão alterados, sendo: 1º TRI = 20, 2º TRI = 30 e 3º TRI = 50. A nota mínima para aprovação deverá continuar sendo 50 pontos somando-se os três trimestres. Dentro de cada trimestre o professor deverá realizar, no mínimo, quatro instrumentos de avaliação, sendo que um deles deve ser obrigatoriamente um teste individual sem consulta. Além disso, ficou definido que a partir do próximo Conselho de Classe Participativo, os professores terão um momento para conversar sobre suas avaliações e sobre as aprendizagens de cada aluno (a). Na opinião de alguns colegas é necessário ter uma unidade com relação a avaliação, pois é complicado para as crianças e jovens compreenderem a atual forma de avaliar, pois cada professor(a) utiliza critérios diferentes.


Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

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