Sunday, April 27, 2008

"O pianista"

Na sexta-feira, dia 25 de abril, no turno da noite, um colega da escola apresentou para seus alunos e alunas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) um filme dirigido por Roman Polanski, "O Pianista", adaptado do livro autobiográfico de Wladyslaw Szpilman. Conversamos após o recreio e ele disse que tinha sido muito boa sua aula e que todos acharam o filme excelente. Como eu ainda não havia assistido, meu colega fez questão que trouxesse para casa. Ontem resolvi assistir com meu marido e meu Deus, fiquei perplexa com tanta dor e sofrimento. Já tinha assistido outros filmes como " A vida é bela" em que chorei muito, mas este não faz aflorar este tipo de sentimento, ele evoca a dor...
Ao assistir ao filme pensei no vídeo BALANCE, do módulo 2 de Ciências e de como é interessante a relação entre as manifestações de crueldade nazista com as ações dos habitantes daquele Universo depois que o egoísmo destruiu seu grupo. Os habitantes agiam em cooperação e interação, todos ocupavam o mesmo espaço, sem divisões, quando necessário para o grupo os indivíduos trocavam seus lugares naturalmente. A harmonia e equilíbrio do grupo foram quebradas quando o primeiro indivíduo sentiu a necessidade de TER mais espaço do que os outros e também ficar com a caixa. Esta atitude egoísta, infelizmente tornou-se uma prática atual em nossa sociedade, o sentimento de TER e possuir pessoas e objetos. Esta atitude é contrária ao sentimento de SER, SER uma pessoa melhor, ser amiga, confiável e solidária. Nos habitantes do filme esta atitude desencadeou um conflito que resultou na total destruição daqueles seres.
E o filme "O pianista" nos mostra isso, a eliminação de milhares de pessoas durante a II Guerra Mundial. O filme apresenta três fortes constatações: a opressão sufocante da sucessão de leis anti-semitas, que os judeus da época queriam acreditar, a cada novo decreto, que aquele seria o último. O medo, frente ao nazismo, presença estranha e desumana, que ameaçava pessoas e famílias inteiras. Enfim, o inexplicável dos crimes imprevisíveis e frios, que não deixam margem para esperanças. Polanski consegue fazer esta reconstituição com rara autenticidade. No filme "O Pianista", não se chora, mas um sentimento de revolta e de raiva nos invade.
O ser humano mata por prazer e destrói sem piedade o ambiente em que vive. Estas atitudes demonstram a falta de um sentimento de pertencimento a um grupo, seja ele de seres humanos, animais ou da própria natureza. Muitas pessoas praticam ações isoladas, justificando tal atitude como inevitável e necessária.
Na escola E.E.M.Dr. Genésio Pires temos um projeto com relação a educação ambiental, atualmente trabalhamos todas estas questões com nossos alunos e alunas, eles fazem saídas de campo e observações. Além disso, em nosso desenho curricular de 5ª a 8ª série temos a disciplina de Gestão Ambiental, são 2 períodos por semana e em cada série os estudantes são envolvidos em atividades dentro do pátio da escola, como: horta escolar, jardim, limpeza do pátio, salas de aula e corredores. No ano passado (2007) fizemos o plantio de árvores doadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre. Buscamos parcerias com empresas da região para dar continuidade aos nossos projetos. As ações individuais positivas precisam ser valorizadas e nas escolas podemos transformar, através da educação, as distorções que existem com relação a preservação do ambiente e dos seres vivos.

No comments: