Saturday, October 13, 2007

Escrita Coletiva

Escrita coletiva

E uma conclusão se impõe, de ordem prática: importa escrever para buscar o que ler; importa ler para reescrever o que se escreveu e o que se leu. Antes o escrever, depois o ler para o reescrever. Isso é procurar; é aprender: atos em que o homem se recria de contínuo, sem se repetir. Isso é pesquisar (MARQUES, 1997, p. 90).
Durante nossa viagem para Rio Grande, neste feriado de 12 de outubro, enquanto meu marido dirigia e a chuva caía. Pensei na nossa experiência neste semestre, com a escrita coletiva e na difícil tarefa de escrervermos três histórias a 80 mãos.No semestre passado, um trabalho semelhante foi desenvolvido coletivamente na disciplina Seminário Avançado: Oficinas Virtuais de Aprendizagem. Para construção deste texto contamos com o Editor de Texto Coletivo (ETC) que possibilita um ambiente capaz de dar suporte à escrita cooperativa/colaborativa através da Web. Disponível em http://homer. nuted.edu.ufrgs.br/etc desenvolvido pelo NUTED - Núcleo de tecnologia Digital aplicado à Educação. Através desse espaço virtual trabalhamos a distância de forma síncrona e assíncrona. O grupo utilizou, ainda, o ambiente virtual de aprendizagem ROODA - Rede Cooperativa de Aprendizagem da UFRGS, onde criamos um Fórum para trocas e discussão de conceitos na construção do texto coletivo. É importante ressaltar que durante este trabalho foi necessário articulação do grupo, pois foi preciso no trabalho coletivo ouvir a todos e contribuir com idéias para essa construção. Constitui-se num movimento dinâmico em que estão envolvidas diferentes culturas, aprendizagens, habilidades que precisam ser respeitadas e ao mesmo tempo chegar ao resultado esperado e a produção de significados. Este texto foi escrita por 5 pessoas. Lembro que neste pequeno grupo já achamos difícil escrever sobre o mesmo assunto e dar continuidade ao pensamento do colega, imagina o desafio de escrever com mais 79 professoras e professores.É interessante refletir sobre esta construção e nos momentos difíceis que passamos... vontade de retirar parte do texto do colega ou de escrever nos comentários que parem de alterar nossos parágrafos. Acredito que este stress faça parte do processo, pois para escrevermos juntos precisamos trabalhar nossa ansiedade, ampliar nossos sentimentos de cooperação e solidariedade. Escrever coletivamente exige de cada um dos autores uma contribuição que vai muito além do EU, que estamos acostumados a utilizar em nosso cotidiano. Inclui o NÓS, um grupo que precisa unido concluir um texto começado por outra pessoa, que vive em outro contexto, totalmente diferente de nós. A complexidade da escrita coletiva esta na dualidade entre aquilo que quero escrever e na necessidade de respeitar as idéias dos outros autores. É muito interessante perceber que o resultado reflete em grande parte nossas idéias. Observa-se que nossas frases e parágrafos diluíram-se perfeitamente no texto. E que “depois da tempestade vem a bonança”.

Referências
MARQUES, Mário Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: UNIJUÍ, 1997.

1 comment:

Beatriz said...

Rosária, que reflexão articulada, profunda e embasada em argumentos.Meus parabéns!!
Com o exercício, vais perceber que se escreve melhor com algumas pessoas e menos com outras. Por que será? Somos diferentes e nos completamos? somos mais parecidas no pensar? O que achas?
Um abração
Bea