Friday, December 01, 2006

ECS 7

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Rosária Lanziotti Moraes
ECS 7
Pólo: Alvorada

Karl Heinrich Marx nasceu a 5 de maio de 1818, em Treves – Prússia Renana –
Atual Alemanha. De família judia, rica e culta, na Universidade revelou interesse pelo estudo do direito, da filosofia e história. Sofreu influência da filosofia de Hegel, cujo pensamento dominava os meios intelectuais da época.
Em setembro de 1844 conheceu em Paris Friedrich Engels e tornaram-se amigos inseparáveis de toda vida. Escreveram várias obras juntos que custaram duras perseguições políticas. Em 1848 já filiados (1847) à Liga dos Comunistas escreveram o célebre o Manifesto dos Comunistas, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxismo. Em 1867 publicou Marx o primeiro volume de sua obra mais importante: O capital, um livro principalmente econômico, resultado dos estudos no British Museum, tratando da teoria do valor, da mais-valia, da acumulação do capital etc. Marx reuniu documentação imensa para continuar esse volume, mas não chegou a publicá-lo. Os volumes II e III de O Capital foram editados por Engels, em 1885 e em 1894.
Faleceu em 14 de março de 1883, dois anos depois de sua mulher, estando ambos sepultados em Londres. No monumento do se túmulo, está inscrito um dos seus maiores lemas:
Proletários de todos os países, uni-vos!
Frierich Engels - Socialista alemão nasceu em Barmen a 28 de novembro de 1820 e morreu em Londres a 5 de agosto de 1895. Oriundo de uma família da burguesia industrial, observa e conhece desde jovem as penosas condições de vida dos trabalhadores, tanto na Alemanha como na Inglaterra. Em 1842 assumiu a direção da sucursal da fábrica do pai em Manchester, aproveitou a oportunidade para estudar a situação do proletariado inglês. Aproximou-se de Marx e entrou em organizações socialistas clandestinas. Passou a vida inteira na Inglaterra, colaborando nos estudos e nas publicações de Marx e aparando o amigo inclusive economicamente.Para os filósofos Karl Marx e Friedrich Engels, a sociedade humana primitiva era uma sociedade sem classes e sem estado.
Em determinado estágio do desenvolvimento histórico das sociedades humanas, certas funções administrativas, antes exercidas pelo conjunto da comunidade (clã, tribo...), tornaram-se privativas de um grupo separado de pessoas que detinha força para impor normas e organização à vida coletiva. Assim através deste núcleo de pessoas se desenvolveu o Estado. Concebem o Estado atuando geralmente como um instrumento de domínio de classe.
Marx e Engels desenvolvem sua teoria alicerçada na concepção materialista da história, onde o modo de produção determina as relações sociais.
Segundo a teoria marxista, a luta de classes, entendida como o confronto entre explorados e exploradores, só desapareceria com a construção de uma “sociedade comunista perfeita”, na qual todos os homens estivessem livres das injustiças sociais.

3 comments:

Adriana Irigaray said...

Boa noite colega! A tua presença na sede da UFRGS, no sábado, é fundamental, para que tenhamos uma bela festa. Nós vemos por lá!Bjs. Adriana

GLAUBER MORAES said...

OI! Para mim está sendo uma semana super díficil, não consigo me concentrar para nada, só penso em Itapuã... Conversando com as pessoas que fazem parte do meu convívio social, percebo que há uma divisão... eu já decidi... irei fazer parte do corpo docente da Escola Estadual Genésio Pires... estou muito feliz por está iniciando uma nova fase na minha vida! Irei ligar amanhã pela tarde para vocês e após marco com a Silva na 28ª!
OBS.:Desculpa a demora é que essa resposta envolve toda uma vida afetiva e profissional, já que criei vínculos com meus colegas e antigos professores; porque nessa escola que estou atualmente eu havia estudado e me formado no magistério. Envolve também os meus próximos anos... é uma decisão que pensei em todas as hipotéses, fiz e refiz caminhos, estudei percursos, calculei gastos e pensei na questão tempo. O que me motiva ir para Itapuã também é a sua presença... o fator de você estar fazendo o curso também foi levado em conta, assim podemos fazer trabalhos em grupo e trocar experiências!
Posso te dizer que estou muito feliz! Até mais... :-)

Ivana said...

Olá Rosária, só passei para te deixar um abraço.
Beijos, Ivana