Sunday, April 11, 2010

Oralidade e Memória

Neste primeiro encontro presencial do nosso grupo de estágio, que terá a supervisão do Professor Paulo Albuquerque e tutora Rossana Della Costa todos (as) socializaram em linhas gerais seu ambiente de trabalho e as idéias iniciais de seu planejamento. Participar deste relato proporcionou conhecer melhor o trabalho desenvolvido por nossas colegas e compreender "na prática" os objetivos deste estágio. Nesta conversa inicial escolhi como ponto de partida para o meu planejamento da escola resgatar através do relato dos moradores de Itapuã e pesquisa na sede do município de Viamão, um pouco da história desta comunidade. Ensinar o componente curricular de estudos sociais para crianças não é tarefa das mais fáceis. Os alunos das séries iniciais parecem ter mais dificuldade em compreender os fatos históricos e relaciona-los com o presente. Alguns questionam porque devem estudar o que já passou? para que decorar todas estas datas? que relação estes fatos tem com minha vida e minha família? Pretendo utilizar como um dos referenciais o livro:
ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloisa Fesch; PAGANELLI, Tomoko Iyda. Estudos Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, ACCESS, 1999.
Durante minha infância e parte da adolescência tentei entender os conceitos de história e sempre tinha a sensação de estar perdida... Por esse motivo acredito que a criança precisa compreender as origens do fato histórico a ser estudado, para isso precisa desenvolver noções/conceitos “prévios”. No caso da nossa escola, precisamos trabalhar com o município nesta série, sendo que o nosso é Viamão, mas nenhum livro do nosso acervo apresenta uma pesquisa atual e de qualidade sobre este município. Antes de estudar o município vamos falar sobre Itapuã, a localidade onde moramos e recortada pelo “Lago” Guaíba e a Laguna dos Patos, aliás, por onde chegaram os Açorianos... quanta informação...

2 comments:

Colégio Érico Veríssimo said...

Oi Rosária! Tudo bem?

Poderás neste teu trabalho resgatar alguns materiais desenvolvidos na interdisciplina de Estudos Sociais, né?
Fico a disposição!

Bjus

Beatriz said...

Rosária, na verdade tua proposta fica dentro do resgate de uma linha de tempo para que os alunos identifiquem sua história e a ligação dela com as histórias de parentes e de amigos na localidade. Eu diria que te propões a desenvolver uma arquitetura pedagógica na direção das trilhas. Senti falta no teu planejamento, da nossa arquitetura.Sem dúvida, ela é parte integrante do planejamento, pois, quando se planeja, isso é feito é em cima de uma proposta e concepção teórica. No nosso caso, pensamos que o planejamento se daria em cima de um tipo de arquitetura que seria selecionado por vocês.
O que achas?
Um abração
Bea