Sunday, April 18, 2010

A construção do projeto

Dentro do projeto do estágio sobre Itapuã realizamos uma atividade importante de registro de algumas idéias das crianças sobre o assunto. Cada um respondeu em uma folha:
“O que você não sabe, mas gostaria de saber sobre”
ITAPUÃ
“Eu não sei quantos metros é de Itapuã a Porto Alegre”.
“Eu não conheço o Farol de Itapuã”
“Todas as lendas de Itapuã”.
Quantos habitantes?
“Eu gostaria de saber quantas mulheres vivem em Itapuã”.
VIAMÃO
“Eu não conheço o Centro de Viamão”
“Do que vivem as pessoas”?
“Quanto gastam de água”?
“Qual a pessoa mais antiga que vive em Viamão”?
“Eu queria saber o que ta acontecendo em Viamão agora”.

E assim foram muitas idéias interessantes para a continuidade do trabalho, talvez uma visita aos pontos turísticos de Viamão, ir ao centro, praça, Prefeitura... Casa de Cultura. Alguma atividade cultural, como cinema, onde tem cinema em Viamão? Esta até eu não sabia tem na Vila Santa Isabel. A semana foi tranqüila, as crianças ficaram interessadas no projeto, adoraram formar os grupos, estão motivados e realizando as atividades.
É bem diferente estar em sala de aula, após estes três (3) anos de mandato como Diretora, é outro espaço, não sei como descrever, uma sensação de aconchego...
Alguns dos conceitos que permeiam este projeto estão descritos em FISCHER (2005):







Referências
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita Acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: COSTA, M. e BUJES, M. Isabel. (org.) Caminhos Investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro; DP&A, 2005. p. 117-140.

3 comments:

Beatriz said...

Opa!! Aqui já estás pensando em PA!! Vistes como tens que clarear a tua proposta para que fique bem à vista a riqueza dela?
Como juntas trilhas com PA? Como pensas fazer essa junção?
Acho excelente que estejas bem dentro do que o curso quer. Só precisas deixar mais claro
Um abração
Bea

MARION said...

Oi amiga!

Adorei a proposta de teus alunos.
Estou ansiosa para ver as descobertas deles!
Ótimo estágio!
Saudades!!! Marion
Bjus

Beatriz said...

Rosária querida, li de novo e tive uma visão muito diferente. Fizestes sim trilhas!! E lindas, com a sequência de locais definidos pelos alunos. Um abraço
Bea