Tuesday, September 08, 2009

Educadores... seres imprescindíveis!

“O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo, conviver; é ter consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores, assim como não se pode pensar num futuro sem poetas e filósofos. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marketeiros, eles são os verdadeiros “amantes da sabedoria”, os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber (não o dado, a informação e o puro conhecimento), porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis” (GADOTTI, 2000).

Assim como os educadores que fizeram parte da minha trajetória escolar acredito que é necessário cultivar em nossas crianças e jovens: a autonomia, a dignidade e a ética. Valorizar a VIDA! Ser um sujeito curioso, perseverante, otimista, verdadeiro e íntegro. Proporcionar espaços de construção do conhecimento, participação e ação. Ser um sujeito ativo e comprometido com o futuro do Planeta.
Referências

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 2000.



2 comments:

Unknown said...

Olá. Por acaso você é a Rosária que há muiiiiiiito tempo atrás morou no Canta Galo?

Simone said...

Olá Rosária!
Tenho acompanhado tua caminhada no PEAD e percebo que procuras com muita frequência relacionar os conhecimentos adquiridos no curso com a tua prática. Por isso acrescentaria a tuas idéias que ser professor hoje é estar sempre refletindo, questionando e aprendendo. Estamos nos encaminhando para o final do curso e agora, mais do que nunca, não podemos deixar de registrar nossas reflexões, sentimentos e aprendizagens.
Desejo que tenhas um ótimo semestre! Conta comigo!
Um abraço, Simone Ramminger -Tutora sede