Friday, May 15, 2009

Projeto de Aprendizagem Coletivo


Iniciamos neste VI semestre do Curso de Pedagogia à distância (PEAD) da UFRGS a elaboração de um Projeto de Aprendizagem Coletivo, esta atividade faz parte da avaliação da Interdisciplina Seminário Integrador VI. Nesta etapa do projeto estamos elaborando as certezas e dúvidas e definindo nossa questão principal. Esta escolha não é um processo fácil, pois somos cinco alunas- professoras com diferentes formações e ambientes de trabalho. É interessante como em alguns momentos a impressão que temos é de que não chegaremos a um consenso. Utilizamos até uma votação para definir o assunto: " O Barulho na Escola"! Realizei algumas pesquisas e encontrei um projeto semelhante de um curso ead.sec.ba.gov. A minha idéia inicial era trabalhar a Síndrome de Burnout que é "definida por alguns autores como uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional, e se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos (até como defesa emocional). O termo Burnout é uma composição de burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço". Esta idéia surgiu a partir da minha experiência como gestora, pois temos que lidar com tantas crises emocionais, doenças e problemas pessoais que em alguns momentos penso estar ficando "louca"! Ainda bem que este é um ano de eleições na escola...

2 comments:

Beatriz said...

Rosária, a tua experiência como gestora te mostrou outra dimensão da escola que precisa ter consonância com os prof e alunos assim como toda a comuniddaes escolar. Nela reside a possibilidade real e concreta de testar mudanças nas condições para o professor e alunos desenvolvam processos de aprendizagem e ensino com maior qualificação. Estás em um momento excelente, embora, como dizes, traumatizante. Aproveita e tenta inovações. Um abração e força!!
Bea

Patrícia said...

Oi, Rosária!
Como é importante este registro do percurso da pesquisa, desde sua origem, suas motivações, seu vínculo com a experiência pessoal. Ótima postagem! Continues compartilhando os passos desta caminhada por aqui.
Abraço!
Patrícia