Sunday, May 03, 2009

Intensas Emoções

"A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez dura para sempre"
(Aristófanes, séc. IV a.C.).
A indicação do filme “O Clube do Imperador” na Interdisciplina de Filosofia proporcionou intensas sensações. É um filme emocionante, belo e intenso, fez aflorar sentimentos que no cotidiano deixamos de lado. O professor Hundert faz uma excelente avaliação de sua trajetória profissional e através de suas lembranças, as nossas também são despertadas e percebe-se, que apesar da desvalorização que vivemos atualmente, o quanto a figura do educador é importante para a formação do caráter das crianças e jovens. Somos uma referência! Lendo o texto “A Defesa de Sócrates” compreendo um pouco a atitude do professor Hundert, apesar de não concordar, percebo que sua intenção era provocar uma mudança no caráter daquele jovem. As falas deste personagem são de grande importância para nossas vidas, um exemplo, foi sua conversa com seu ex-aluno após a revanche da prova de “Júlio César”, onde ele afirma que o homem precisa construir sua vida com caráter e princípios.

1 comment:

MARION said...

Oi amiga!

Realmente esse filme é muito reflexivo,é de uma sensibilidade tocante.Ser professor não basta ter conhecimentos e sermos inteligentes(?). Os princípios, a moral são requisitos básicos para vivermos com nossa consciência tranquila, não é?
Bjs Marion