Tuesday, May 27, 2008

Aprendizagem

De acordo com nossas discussões na escola com relação à aprendizagem, e com as leituras realizadas no módulo IV, do Programa de Capacitação para gestores Escolares (PROGESTÃO), que a questão central a ser debatida em nossas reuniões pedagógicas é: Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?
Neste módulo foram discutidos os dez princípios da aprendizagem, que podem ser considerados centrais no processo de ensino e aprendizagem, são elas:
1) A história particular do aluno deve ser considerada no processo de ensino.
Nossos alunos são pessoas muito diferentes, suas histórias de vida são únicas e expressam sua maneira de ser e viver. Precisamos estar atentos a estas necessidades para elaboração do nosso Plano de Aula.
2) O autoconceito do aluno influi em sua capacidade de aprender. O autoconceito (imagem que o aluno tem de si mesmo) está diretamente ligado à motivação para a aprendizagem.
3) A aprendizagem deve ser significativa, isto é, ser relevante para a vida do aluno e articular-se com seus conhecimentos prévios.
4) Aprender motiva mais quando o aluno já tem alguma idéia do que está sendo ensinado e foi informado sobre como novos conhecimentos podem fazer sentido em sua vida.
5) Elogios são uma arma poderosa para promover a aprendizagem dos alunos.
6) A aprendizagem vivenciada é duradoura.
7) As aprendizagens precisam se repetir para serem dominadas, mas a repetição deve ser de forma interessante.
8) A aprendizagem é mais sólida quando se conhecem os erros cometidos.
9) Diferentes abordagens podem ser empregadas no desenvolvimento dos conteúdos, de maneira a atender à forma como o aluno aprende.
10) “Aprender a aprender” é fundamental para que o aluno conquiste autonomia para continuar aprendendo.

No comments: