Friday, October 20, 2006

Semana 4 / ECS 5 - Weber

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura, Sociedade - A
Rosária Lanziotti Moraes - Pólo Alvorada
SEMANA 4 / ESC 5
Comentário sobre Max Weber

Max Weber, sociólogo alemão, foi um dos primeiros cientistas sociais importantes a levar em conta a importância da religião ou da mentalidade religiosa na configuração da economia política. O objetivo dele foi aproveitar as idéias de Karl Marx a respeito da Ação Social tentando compreender as causas dos fatos, tendo o homem como sujeito protagonista da sua história, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem. Para Weber, o moderno sistema econômico teria sido impulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho www.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/04/02/000.htm.
Ao ler o texto “os três tipos puros de dominação legítima” compreendi que: A dominação legal é representada por uma dominação burocrática, onde também aquele que ordena obedece, pois ao emitir uma ordem este obedece a uma lei ou regulamento. É ideal quando não sofre influências de sentimentos e motivos pessoais e é exercida de modo formal e racional. Como exemplos temos: as estruturas do estado e dos municípios, bem como das escolas, pois nela observa-se uma estrutura organizada de administração. Há uma hierarquia na escola e precisamos conhecer e aplicar as leis vigentes. A dominação tradicional, “seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal”. A dominação é de acordo com a virtude de cada pessoa, é passada de pai para filho, somente por respeito à tradição. Depende de laços afetivos ou familiares, os afetivos podem ser de pessoas que não pertencem à família como um empregado fiel ao patrão por muitos anos. A dominação carismática ocorre em virtude de devoção afetiva à pessoa do senhor (feudalismo) e a seus dotes sobrenaturais (carisma) e particularmente: a faculdades mágicas, revelações ou heroísmo (ocorre ainda hoje), poder intelectual ou de oratória. No Brasil podemos observar este tipo de dominação na forma de catequizar os índios utilizada pelos jesuítas. Na aculturação dos negros trazidos da África para o Brasil, que eram obrigados a se submeterem a nossa cultura.

3 comments:

Neusa said...

Oi Rosária,
Gostei muito dos exemplos que tu trouxeste sobre as formas de dominação.Percebe-se que as formas de dominação são também formas de exclusão.Me faz pensar se poderia ser diferente e como seria.Saudades e beijos

Izolete said...

Semana 4/ ECS 5
Olá Rosária.
Observo que fazes uma relação do texto de Weber, com a catequização dos índios no Brasil e com a aculturação dos negros trazidos da África. Achei muito interessante esse paralelo que fizestes, pois nessas questões afro-descendentes e indígenas a dominação e a submissão são fatores muito presentes até hoje.
Beijos e uma boa semana.

sandra said...

Oi Rosária, gostei muito das tuas colocações, principalmente pelos exemplos citados de diminações. Difícil imaginar situações que não exista dominantes e dominados. Beijos. Sandra.