Wednesday, October 25, 2006

Semana 2 ECS 3

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Escola, Cultura e Sociedade
Rosária Lanziotti Moraes
Atividade nº. 3 (ESC 3) Pólo: Alvorada

Com base na leitura do texto responda as seguintes questões:
1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durkheim considera que a definição de Stuart Mill para educação engloba muitos conceitos, que conforme foram explicados causam certa confusão. Segundo o autor “a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes” e esta forma de influência para aquisição do conhecimento é educação. Esta forma de pensar a educação foi defendida por Esther Pillar Grossi
[1] (p.14, 2006):
“As trocas entre alunos implicam rigorosamente uma nova estética na sala de aula, onde as filas são substituídas por pequenos grupos na maior parte do tempo escolar”.Esses grupos podem ser heterogêneos ou homogêneos quanto aos esquemas de pensamento dos alunos. O intercâmbio para que ocorra a aprendizagem será entre professor X aluno e aluno X aluno, onde as trocas serão ainda mais proveitosas, pois os pares estarão no mesmo patamar de competências.
2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Durkheim faz referência a Kant, “o fim da educação é desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição que ele seja capaz” e James Mill que para ele o objetivo da educação é “fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes”. Segundo o autor estas duas definições partem do pressuposto de que existe “uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente”. E que se observamos a história da humanidade nunca houve um modelo ideal de educação, cada sociedade tem suas características próprias. Assim como o ser humano que apresenta diferentes características: alguns são mais reflexivos, outros precisam estar constantemente em ação.
3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?Para definir educação Durkheim explica que é necessário que conheçamos todos os sistemas educativos da atualidade e aqueles que já existiram (observação da história), aprendendo com estes modelos. A partir desta comparação traçar seus elementos comuns, para aprendermos no que consiste a educação e quais as necessidades que precisam ser atendidas no processo de educar.
4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral são o conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e o dever, sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc... consideradas a base do espírito nacional.Mesmo diversificada tem por objetivo fixar essas idéias na consciência dos educandos.
5. Segundo o autor, que função o “ideal” a ser realizado têm que suscitar na criança?
Para Durkheim o “ideal” ao mesmo tempo uno e diverso é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: - um certo número de estados físicos e mentais, que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; - certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade é que determina este ideal a ser seguido.
6. A partir da definição “A educação é a ação exercida pelas geraçõesadultas sobre as gerações que não se encontram preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” o que conclui Durkheim? Explique?Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização das novas gerações. Assim a educação satisfaz nossas necessidades sociais. É através da educação que a sociedade define o que é moral, imoral, reprovável... o conjunto de crenças e sentimentos comuns aos membros de uma determinada sociedade.
7. Como o autor explica que a sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
A consciência individual é um conjunto de traços mentais e emocionais que identificam o indivíduo e o distingue dos outros (personalidade). A consciência coletiva é um sistema com vida própria. O autor afirma que apesar de parecerem antagônicas por suas características particulares, sociedade e indivíduo são idéias dependentes. O indivíduo deseja melhorar a sociedade e a ação da sociedade é em prol do indivíduo (crescimento), torná-lo verdadeiramente uma criatura humana, e é através da educação que esta mudança ocorre. “Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço. O poder do esforço constitui, precisamente, uma das características essenciais do homem”.

[1] Fórum Social pelas aprendizagens – Módulo I, realizado nos dias 4 e 5 de maio de 2006. Onde foi entregue o livro: aprender é formular hipóteses... ensinar é organizar provocações.

1 comment:

Adriana Irigaray said...

Olá Rosária, com certeza irás superar as tuas dificuldades. Estamos a tua disposição, para ajudá-la.Beijos Adriana