Monday, December 24, 2007

Começar... Recomeçar!!!

Mas, onde eu deveria começar,
O mundo é tão vasto?
Começarei pelo meu país,
Que é o que conheço melhor.
Mas meu país, porém, é tão grande.
Seria melhor começar por minha cidade.
Mas minha cidade é tão grande.
Seria melhor começar com a minha rua.
Não, minha casa.
Não, minha família.
Não importa, começarei comigo mesmo (Wiesel, 1979, p. 108).

Começar ou Recomeçar é sempre uma tarefa difícil, pressupõe uma ampla reflexão sobre nossas leituras, releituras e aprendizagens. Neste ano, muitos foram os desafios e acredito que inúmeras mudanças ocorreram em todos nós. Difícil pontuar esses momentos e essas transformações...
Através da nossa convivência percebi que mesmo com a falta de tempo é possível interagir, cooperar e colaborar com os colegas mesmo a distância.
Este semestre está sendo muito difícil, pois as atividades e elaboração do PORTIFÓLIO DE APRENDIZAGENS coincidiu com o final de ano. E na minha escola, as cobranças aumentaram, assim como, os compromissos, reuniões, formaturas, situações novas que apresentaram inúmeros desafios...
Sei que, neste mês, estive ausente do ambiente ROODA e das interações da turma, mas mesmo com todas as adversidades, acredito que tenha sido um semestre de intenso trabalho, interação e conhecimento. Este semestre além de ter proporcionado muitos desafios, motivou ainda mais nosso grupo do PEAD. Foram muitas atividades em grupo, com diferentes formações. Nosso grupo de LITERATURA, por exemplo, se encontrou no DC Navegantes para elaborar nossa apresentação, foi um momento muito descontraído e proveitoso. Conheci pessoas novas e me aproximei mais do grupo, me senti mais acolhida. As disciplinas deste semestre se completam e nos oferecem muitas possibilidades... As dificuldades enfrentadas no início do caminho foram substituídas por uma grande satisfação em concluir mais este percurso. Como estou atualmente fora da sala de aula, acredito que as mudanças ocorridas são notórias no meu cotidiano profissional, no relacionamento com os colegas e alunos.
Desejo aos professores e professoras, tutoras e tutores, meus queridos (as) colegas do PEAD um FELIZ NATAL, com saúde, paz e prosperidade!!!
Um forte abraço e até a próxima!

1 comment:

Zinara said...

Colega!
Acabei não te agradecendo pelo CD.
Acho que no fim, tudo acabou bem!Valeu!Boas férias!Que 2008 seja uma ano bem generoso para todos nós!Bjos