Durante este semestre aprendemos a trabalhar em torno dos PAs (Projetos de Aprendizagem), através desta atividade foi possível estabelecer “determinadas relações entre aprendizes e professores e aprendizes e aprendizes que podem ser passíveis da emergência de um emocionar que considere a aceitação do outro, possibilitando interações de cooperação (que se produzem em um domínio recursivo de ações de cooperação)” (REAL). Foram momentos de intensa troca entre todos os componentes do grupo, que implica um exercício de cooperação entre os envolvidos. E principalmente uma “aceitação de diversidades de pensamentos nos modos de ser e de viver; realização e aceitação da crítica como um processo construtivo; respeito entre os envolvidos, tanto nas relações interpessoais como na relação com o conhecimento informal trazido pelo grupo; consideração em relação aos conhecimentos construídos na comunidade (...)” (REAL).
Conforme o texto da Professora Luciane, para Maturana: “o conhecimento está na própria ação/vivência do ser humano”. Nosso PA foi construído a partir da questão: “Que implicações nas áreas cognitiva, social, afetiva e comportamental envolvem os alunos que ingressam na 5ª série?" Esta idéia surgiu a partir da constatação de que na 5ª série os alunos passam por uma fase de transição que afeta seu comportamento, suas atitudes e seu desempenho escolar. Para o grupo estas mudanças estão diretamente ligadas ao fato de que nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) os alunos terem somente uma professora (unidocente) e na 5ª série, início das Séries Finais passarem a ter vários professores diferentes. Na minha escola, por exemplo, temos nove professores em cada 5ª série, nas disciplinas de História, Geografia, Artes, Ensino Religioso, Matemática, Gestão ambiental, Português, Educação Física, Língua Inglesa e Ciências. Deste grupo, é possível observar que aqueles que utilizam diferentes recursos pedagógicos em suas aulas conseguem melhores resultados. Além disso, alguns professores têm dificuldade em manter a organização da sala e a concentração dos alunos/alunas. Estes problemas aliados a um conteúdo distante da realidade dos alunos provocam um total desinteresse. A maior dificuldade segundo estes colegas é o “tempo” reservado ao planejamento, ou seja, a maioria dos colegas possui 40 ou 60 horas em todas as turmas da escola, inclusive o Ensino Médio. Então como preparar uma aula que envolva estas crianças e jovens com o conteúdo? É importante salientar que nossa metodologia é extremamente tradicional e reflete o descaso com que a educação é tratada em nosso país (políticas educacionais). Nosso PA foi construído coletivamente, bem como a escrita do hipertexto, que está alicerçado em nossas leituras, dados empíricos e as dúvidas e certezas que nortearam nossa pesquisa. Para Morin (2000, p. 59 e 53): "(...) quando conservamos e descobrimos novos arquipélagos de certezas, devemos saber que navegamos em um oceano de incertezas (...) a aprendizagem da compreensão e da lucidez, além de nunca ser concluída, deve ser continuamente recomeçada (regenerada)". A escrita coletiva do PA proporciona um interagir e um aprender a conviver com o outro que precisam ser valorizados no ambiente escolar.
Referências
REAL, Luciane M. Corte. APRENDER COM OS OUTROS INTERAGINDO NOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM
REAL, Luciane M. Corte. TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA SEGUNDO MATURANA
Conforme o texto da Professora Luciane, para Maturana: “o conhecimento está na própria ação/vivência do ser humano”. Nosso PA foi construído a partir da questão: “Que implicações nas áreas cognitiva, social, afetiva e comportamental envolvem os alunos que ingressam na 5ª série?" Esta idéia surgiu a partir da constatação de que na 5ª série os alunos passam por uma fase de transição que afeta seu comportamento, suas atitudes e seu desempenho escolar. Para o grupo estas mudanças estão diretamente ligadas ao fato de que nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) os alunos terem somente uma professora (unidocente) e na 5ª série, início das Séries Finais passarem a ter vários professores diferentes. Na minha escola, por exemplo, temos nove professores em cada 5ª série, nas disciplinas de História, Geografia, Artes, Ensino Religioso, Matemática, Gestão ambiental, Português, Educação Física, Língua Inglesa e Ciências. Deste grupo, é possível observar que aqueles que utilizam diferentes recursos pedagógicos em suas aulas conseguem melhores resultados. Além disso, alguns professores têm dificuldade em manter a organização da sala e a concentração dos alunos/alunas. Estes problemas aliados a um conteúdo distante da realidade dos alunos provocam um total desinteresse. A maior dificuldade segundo estes colegas é o “tempo” reservado ao planejamento, ou seja, a maioria dos colegas possui 40 ou 60 horas em todas as turmas da escola, inclusive o Ensino Médio. Então como preparar uma aula que envolva estas crianças e jovens com o conteúdo? É importante salientar que nossa metodologia é extremamente tradicional e reflete o descaso com que a educação é tratada em nosso país (políticas educacionais). Nosso PA foi construído coletivamente, bem como a escrita do hipertexto, que está alicerçado em nossas leituras, dados empíricos e as dúvidas e certezas que nortearam nossa pesquisa. Para Morin (2000, p. 59 e 53): "(...) quando conservamos e descobrimos novos arquipélagos de certezas, devemos saber que navegamos em um oceano de incertezas (...) a aprendizagem da compreensão e da lucidez, além de nunca ser concluída, deve ser continuamente recomeçada (regenerada)". A escrita coletiva do PA proporciona um interagir e um aprender a conviver com o outro que precisam ser valorizados no ambiente escolar.
Referências
REAL, Luciane M. Corte. APRENDER COM OS OUTROS INTERAGINDO NOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM
REAL, Luciane M. Corte. TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA SEGUNDO MATURANA
1 comment:
Oi Amiga!
Adorei as reflexões que fizestes.
É tão difícil podermos trabalhar em grupo,já que dependemos do horário para trocarmos tantas idéias.
Um beijão e bom fim de semana.
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