Visitando a página do WIKI referente aos Projetos de Aprendizagem (PA) conforme sugerido, achei interessante o tema do PA: Psicotrópicos e Dependência, realizado pelas professoras Suênia Izabel Lino Molin e Marlete Daura de Souza (que participou de uma etapa do projeto). Além da organização da página chamou minha atenção os relatos da página “Aprendizagem da Suênia”, onde a autora relata a leitura do texto das professoras Costa e Magdalena, “Por que avaliar? Alguns “comos” para se chegar aos porquês”. Após a leitura de sua avaliação senti vontade de ler o texto que nos propõe uma reflexão sobre a avaliação realizada na escola tradicional e a avaliação que pode ser feita através dos Projetos de Aprendizagem. É claro que para nossa realidade atual precisamos ainda discutir muito sobre o assunto até implantá-lo em nossas escolas. Os Projetos de Aprendizagem necessitam de “tempo” para sua elaboração, “espaço” e orientação. Para as autoras: “Este tipo de realidade está cada vez mais presente nas salas de aula, cujos professores buscam a superação do modelo tradicional aliando o trabalho com projetos de aprendizagem aos ambientes telemáticos. Hoje, já é bastante freqüente a postura teórica contrária a avaliação quantitativa e de resultados. No entanto, a superação deste modelo ainda traz inquietações e ainda aparece mais no discurso do que em ações criativas e concretas de avaliação qualitativa de processos”(COSTA; MAGDALENA). Um exemplo deste discurso é o PPP (Projeto Político Pedagógico) da nossa escola, que analisei para disciplina de Organização da Escola de Ensino Fundamental, e que no item Metodologia de Ensino consta que nossa escola trabalha com a implantação de projetos desde 2004, mas na prática isto não ocorre, pois nossa metodologia continua tradicional.
As autoras enfatizam ainda que: “Em ambientes informatizados, o desenvolvimento de projetos se enriquece pelas possibilidades do uso de diferentes ferramentas interativas que aumentam e aprofundam as trocas cognitivas entre os grupos”. Nosso grupo do PA está trabalhando com o “comportamento infantil”, acredito que estamos no caminho certo. Iniciamos a elaboração do nosso projeto através das descrições de nossas certezas e dúvidas, depois definimos a questão central do projeto: “Que implicações nas áreas cognitiva, social, afetiva e comportamental envolvem os alunos que ingressam na 5ª série?” A partir daí relatamos nossas experiências e lapidamos nossa questão central, estamos na fase da pesquisa e coleta de informações. A aprendizagem ocorre à medida que interagimos com o outro com colaboração e cooperação. Segundo as autoras: “Dessa seleção resulta um material composto por elementos cotidianos e imprescindíveis, como por exemplo, as trocas presenciais ou virtuais acerca de determinado assunto em estudo; os textos recolhidos e lidos tanto na internet quando em material impresso; as sínteses a que chegaram e apresentaram em páginas ou hipertextos; as hipóteses que levantaram e as confirmações ou refutações obtidas; os experimentos realizados capazes de fortalecer a compreensão de suas questões; os raciocínios desenvolvidos” (COSTA; MAGDALENA).
Referências
COSTA, Íris Elisabeth Tempel; MAGDALENA, Beatriz Corso. Por que avaliar? Alguns “comos” para se chegar aos porquês
As autoras enfatizam ainda que: “Em ambientes informatizados, o desenvolvimento de projetos se enriquece pelas possibilidades do uso de diferentes ferramentas interativas que aumentam e aprofundam as trocas cognitivas entre os grupos”. Nosso grupo do PA está trabalhando com o “comportamento infantil”, acredito que estamos no caminho certo. Iniciamos a elaboração do nosso projeto através das descrições de nossas certezas e dúvidas, depois definimos a questão central do projeto: “Que implicações nas áreas cognitiva, social, afetiva e comportamental envolvem os alunos que ingressam na 5ª série?” A partir daí relatamos nossas experiências e lapidamos nossa questão central, estamos na fase da pesquisa e coleta de informações. A aprendizagem ocorre à medida que interagimos com o outro com colaboração e cooperação. Segundo as autoras: “Dessa seleção resulta um material composto por elementos cotidianos e imprescindíveis, como por exemplo, as trocas presenciais ou virtuais acerca de determinado assunto em estudo; os textos recolhidos e lidos tanto na internet quando em material impresso; as sínteses a que chegaram e apresentaram em páginas ou hipertextos; as hipóteses que levantaram e as confirmações ou refutações obtidas; os experimentos realizados capazes de fortalecer a compreensão de suas questões; os raciocínios desenvolvidos” (COSTA; MAGDALENA).
Referências
COSTA, Íris Elisabeth Tempel; MAGDALENA, Beatriz Corso. Por que avaliar? Alguns “comos” para se chegar aos porquês
1 comment:
Boa noite Rosaura! também já havia passado por aqui para lembrar de você e lamentei não ter uma foto sua, aguardo para lembrar de você. Um abraço! Rosana
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