Sunday, November 28, 2010

Projeto de Aprendizagem: uma experiência de autoria

Ir além desta escrita, pensá-la dentro e fora de nós mesmos, relacioná-la com nosso cotidiano (experiência), imprimir nesta escrita a inquietação que nos fez iniciar a caminhada. Ler e escrever textos “ativos, performativos, assinados” (FISCHER, 2005, p.122).

O objetivo principal da utilização do PA (Projeto de Aprendizagem) no período de estágio foi proporcionar as crianças à compreensão do fato histórico a partir de suas vivências. Para percorrer este caminho utilizei o conhecimento prévio como ponto de partida e à medida que as crianças foram compreendendo este conceito e como escrever um PA fomos avançando em nossas aprendizagens. Este processo, de escrita coletiva, é um constante aprendizado para professora e alunos (as), pois apesar de conhecer a metodologia de escrita de um PA, nunca havia tido esta possibilidade de deixar as crianças “experimentarem” suas ferramentas. Durante o Curso (PEAD/UFRGS), na Interdisciplina Seminário Integrador utilizamos esta arquitetura pedagógica, como autoras, mas não houve um momento de avaliação sobre sua aplicabilidade. Ainda tenho dúvidas com relação à orientação destes PA(s), mas aprendi durante o estágio que a cada projeto os desafios mudam. Assim como a participação das crianças nos grupos. Para fundamentar este trabalho de pesquisa e registro no PA, utilizei o texto “Em busca de uma Ancestralidade perdida” de Daniel Mundurucu, onde o autor relata seus conflitos de identidade e que só foi se descobrir a medida que seguia os ensinamentos de seu avô. E que a sabedoria do seu avô era semelhante aos dos grandes mestres, mesmo sem estudar ou ler livros. Assim reforço os objetivos deste projeto sobre as famílias e a história de Itapuã. Este tipo de trabalho exige pesquisa e atividades diferentes, mas os trabalhos têm autoria e são espontâneos. Neste período, de elaboração do PA adorei fotografar e registrar todos os momentos vivenciados com o grupo. As crianças fizeram um excelente trabalho de garimpagem com suas famílias e vizinhos.


Thursday, November 11, 2010

INTERAÇÃO???

"Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".
Paulo Freire (1981)

As postagens do semestre 2009/2 (EIXO VII) evidenciam a interação entre as Interdisciplinas, o prazer de escrever e participar das atividades. A postagem Temas Geradores é um exemplo desta articulação, quando apresenta as concepções de Paulo Freire (1991) em relação à construção do conhecimento pelo educando, também abordada na Interdisciplina EJA: Esta “leitura de mundo” permite uma reconstrução onde os educandos re-criam criticamente seu mundo. Neste processo não há um professor, mas um mediador que estabelece uma relação dialógica entre educando e seu universo temático. As atividades das Interdisciplinas destacaram a importância da interação e compreensão de importantes conceitos, como: cultura, exclusão, linguagem, contexto, alfabetização, planejamento, observação criteriosa e investigativa, comunicação oral e escrita, sujeito como um ser social e histórico.
Este estudo interdisciplinar e voltado para nossas práticas pedagógicas, proporcionou a produção escrita individual coletiva o que permitiu a colaboração e cooperação entre colegas, tutoras e professores (as). Na Interdisciplina da EJA realizamos uma pesquisa participante com alunos desta modalidade de Ensino com o objetivo de compreender um pouco da história destes estudantes, como vivem e a relação que estabelecem com o mundo do trabalho e a educação (pbwork). Após a conclusão da pesquisa o grupo elaborou um pôster que foi apresentado para nossas colegas e professores no Pólo.

A importância do papel do professor (a), o planejamento das aulas, a observação criteriosa e investigativa e a percepção deste aluno (a) como um ser social e histórico é percebida nas atividades da Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação.
Na Interdisciplina de Linguagem e Educação foram trabalhados aspectos importantes para que ocorra um planejamento voltado para as experiências das crianças e jovens na escola.
Esta tarefa de relembrar as postagens do BLOG é desafiadora, pois este movimento de reler o que se escreveu e porque provoca uma sensação estranha de mobilidade. Foram muitas postagens no BLOG mas apresento uma citação do professor Helvécio que reflete todas as emoções vivenciadas pelo grupo.

Monday, November 01, 2010

DIVERSIDADE E INCLUSÃO

As Interdisciplinas deste semestre (EIXO VI) contemplaram em suas leituras e atividades, inúmeros conceitos que proporcionaram reflexões quanto à atitude do educador frente a situações de aprendizagem, indisciplina, conflito, violência, discriminação e preconceito entre as crianças e jovens no ambiente escolar. Dentre elas, a atividade sobre o processo de desenvolvimento moral, segundo a Teoria de Piaget, realizada na Interdisciplina: Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II. No Fórum e Dossiê, atividades realizadas durante a Interdisciplina: Educação de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais foi possível conhecer ações e projetos voltados a INCLUSÃO. Um exemplo desta aprendizagem é a expressão Tecnologia Assistiva utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, conseqüentemente, promover vida independente e inclusão (BERSCH, 2007, p. 31). Este semestre caracterizou-se por grande diversidade e vivências como a registrada na postagem sobre a palestra da professora Marilene Paré, que reflete uma caminhada e minha paixão pela Educação. Este registro foi realizado para evidenciar a importância de conhecer e conviver com a Professora Marilene Paré e recebê-la aqui em nossa escola. Estas postagens evidenciam a importância do curso de Pedagogia à distância da UFRGS (PEAD), um espaço de metamorfose e de intensa troca, de aprendizagem e intercâmbio necessários a nossa prática docente. Pois é a partir da articulação da teoria com nossas vivências pessoais e profissionais que tecemos nossa produção individual. E é esta proposta do PEAD, de um currículo com características interdisciplinares, que proporciona este movimento, este ir e vir de aprendizagens, esta troca entre todos nós (professores, tutores e alunos) e permite a construção desta rede que se constitui nossa comunidade de aprendizagem.