Friday, May 30, 2008

Domingos e Feriados...


Os textos sugeridos para leitura na disciplina de ciências naturais abordam questões práticas do nosso cotidiano e tornam-se referencial para o debate de inúmeras questões do ambiente familiar e escolar. “Os domingos precisam de feriados” escrito pelo Rabino Nilton Bonder, é um exemplo de como provocar uma reflexão com relação a nossa existência nesse planeta. Os fatos descritos pelo autor fazem referência a uma humanidade em “crise”... Quais nossos valores? Como estamos vivendo? Atualmente as pessoas evitam reunir-se para conversar, evitam esses momentos de “pausa” e reflexão. Nesta semana, conversando com os pais, alunos e professores durante os Conselhos de Classe Participativos da escola, pude perceber o quanto este texto colabora com nossa percepção de que nossas crianças e jovens precisam de maior atenção por parte de suas famílias. Enquanto reclamamos que nossos alunos e alunas não fazem as tarefas em casa e não têm o hábito da leitura, o que estamos fazendo de concreto para modificar esta estatística? Quantos de nós ao chegar em casa, vai direto para frente do computador ou resolve colocar em dia suas tarefas de casa, sem dar atenção para nossos filhos e marido ou esposa? Quem desliga a TV ao menos três vezes por semana e conversa com seus parentes ou amigos ou dedica este tempo para leitura de um livro, revista ou jornal? É incrível perceber o quanto estas perguntas nos incomodam ou desacomodam. Ao debater com os pais, colegas e alunos presentes percebi o quanto nossas vidas são semelhantes. O que fazemos todos os dias? E no final de semana? Sempre correndo de um lado para o outro, muitos de nós cumpre uma carga horária de 60 horas. Somos visita em casa. A frase: “As montanhas estão com olheiras, os rios precisam de um bom banho, as cidades de uma cochilada, o mar de umas férias, o domingo de um feriado“. – reflete de forma clara e coerente nossa agitação interna e nosso tumultuado universo social. Nossos jovens moram neste lugar privilegiado pela natureza – Itapuã – e não param para admirar suas belezas. Nós, professores muitas vezes dirigimos até Itapuã e não admiramos a natureza. O nascer do sol, as preás que atravessam a estrada assustadas com seus filhos correndo em fila, os bugios que às vezes se arriscam na beira da estrada, o entardecer e o pôr do sol na beira da praia. Tudo isso é vida! E ficamos muitas vezes mal humorados na escola, falando sobre problemas, resolvendo problemas ou ainda criando mais problemas. Este texto caiu como uma luva na minha consciência. Nesta semana comecei a encarar meus dias de descanso como dias de descanso, sem cobranças, sem preocupações, com o celular desligado e curtindo a minha família.

Tuesday, May 27, 2008

Aprendizagem

De acordo com nossas discussões na escola com relação à aprendizagem, e com as leituras realizadas no módulo IV, do Programa de Capacitação para gestores Escolares (PROGESTÃO), que a questão central a ser debatida em nossas reuniões pedagógicas é: Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?
Neste módulo foram discutidos os dez princípios da aprendizagem, que podem ser considerados centrais no processo de ensino e aprendizagem, são elas:
1) A história particular do aluno deve ser considerada no processo de ensino.
Nossos alunos são pessoas muito diferentes, suas histórias de vida são únicas e expressam sua maneira de ser e viver. Precisamos estar atentos a estas necessidades para elaboração do nosso Plano de Aula.
2) O autoconceito do aluno influi em sua capacidade de aprender. O autoconceito (imagem que o aluno tem de si mesmo) está diretamente ligado à motivação para a aprendizagem.
3) A aprendizagem deve ser significativa, isto é, ser relevante para a vida do aluno e articular-se com seus conhecimentos prévios.
4) Aprender motiva mais quando o aluno já tem alguma idéia do que está sendo ensinado e foi informado sobre como novos conhecimentos podem fazer sentido em sua vida.
5) Elogios são uma arma poderosa para promover a aprendizagem dos alunos.
6) A aprendizagem vivenciada é duradoura.
7) As aprendizagens precisam se repetir para serem dominadas, mas a repetição deve ser de forma interessante.
8) A aprendizagem é mais sólida quando se conhecem os erros cometidos.
9) Diferentes abordagens podem ser empregadas no desenvolvimento dos conteúdos, de maneira a atender à forma como o aluno aprende.
10) “Aprender a aprender” é fundamental para que o aluno conquiste autonomia para continuar aprendendo.

Friday, May 16, 2008

Plano Individual


CONSULTORIA PARA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

PRÉ-REQUISITO PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

A implantação do programa demanda uma profunda mudança cultural, que exige liderança e persistência por parte da Direção da Escola, bem como grande habilidade para promover o envolvimento de toda a Comunidade Escolar, através de uma gestão participativa, para se atingir os resultados.
Para que esta metodologia de gestão seja gradativamente implementada na Escola, é imprescindível criar uma Comissão Representativa da Escola, capaz de mobilizar e envolver todos os componentes da Comunidade Escolar.

Etapas para Implantação do Programa

1ª ETAPA: Comissão Representativa da Escola

Direção
Educadores
CPM
Conselho Escolar
Equipe Diretiva
Pais
Educandos
Funcionários

2ª ETAPA: Definir missão, visão e valores

MISSÃO: É a razão de existir da instituição no seu negócio – A EDUCAÇÃO

VISÃO: Guia o caminho para o futuro, fonte inspiradora, apoio para a tomada de decisões.

VALORES: São balizamentos para o comportamento da Escola no cumprimento de sua missão.

Normas, regras, princípios, crenças, política, filosofia e etc.


3ª ETAPA: Diagnóstico

Observação

Pesquisa

Questionário

Entrevista


Um bom diagnóstico inicial permitirá discernir as etapas e providências necessárias para atingir a meta desejada pela Escola.


Thursday, May 01, 2008

Museu Afro Brasil

É enriquecedor quando podemos discutir nossas dúvidas e socializar nossas experiências. Estou adorando participar dos Fóruns! Como escreveu a professora Maria Aparecida Bergamaschi (Cida) o Fórum de Estudos Sociais está "bombando". As atividades são muitas, mas vale a pena visitar o Enfoque Temático IV: Lugares de memória como laboratórios de aprendizagens em Estudos Sociais, achei interessante e musical a visita ao site do Museu Afro Brasil, no endereço: http://www.museuafrobrasil.com.br/animacao.htm. Nele estão contemplados os tempos e espaços diferentes e distantes deste povo. É uma forma de recuperar a memória da população africana deste País. Além disso, o site é educativo, pois nos faz (visitantes) reconhecer, entender e respeitar a população negra africana. Realmente é uma tentativa ousada de reescrever a nossa memória e a nossa história. E esta atividade está diretamente relacionada à elaboração da nossa Linha do tempo. (Aliás, ontem consegui postar a minha, após algumas tentativas frustrantes...) A descoberta destes endereços de museus foi muito gratificante, pois ontem mesmo estava conversando com o professor de história da escola a importância para o aluno observar, conhecer e compreender um pouco da nossa história através de uma visita ao Museu. Assim como os índios (projetos e aulas comentados no Fórum) a história e cultura africana fazem parte da nossa vida. Temos o Dia da Consciência Negra em novembro e muitas vezes não sabemos as atividades mais adequadas para trabalhar com nossos alunos e alunas estas questões e trazê-los para o debate.