Friday, March 28, 2008

Análise do Portfólio Final e Análise Comparativa

Esta foto é da Banda da E.E.E. M. Dr. Genésio Pires que representa a concretização de um sonho em 2007.


“Há gente que não começa alegando precisar de tempo. Andam a procura não do tempo perdido, mas do tempo que não lhe dão. Falta tempo ou falta paixão” (MARQUES, 2000, p. 15)?
Acredito que os relatos e atividades selecionadas revelam momentos intensos de pesquisa, leitura, releitura, escrita e reescrita. Relendo meu portifólio percebi que minhas principais vivências, dificuldades e aprendizagens foram contempladas. As disciplinas deste semestre (2/2007) exigiram mais sensibilidade e subjetividade desta aluna aprendiz.
Quanto às apresentações do meu grupo, coordenado pela professora Beatriz Magdalena, foram muito semelhantes. As colegas trouxeram materiais referentes às suas práticas de sala de aula com seus alunos. Muitas apresentaram trabalhos da disciplina de teatro, inclusive na minha apresentação mostrei fotos do nosso espetáculo que teve como título: "Choco encontra uma mamãe"! Expliquei que esta atividade envolveu toda Comunidade Escolar e foi elaborada a partir das experiências e leituras realizadas na disciplina de teatro e educação, sendo escolhida pelo seu significado para todos os envolvidos no processo. Na escola observamos que esta atividade proporcionou maior contato entre os professores e uma maior aproximação entre alunos e professores. E a partir desta experiência foram realizadas algumas atividades na escola envolvendo professores de diferentes áreas.
Lembro que uma colega trouxe alguns trabalhos de seus alunos em artes e apresentou sua atividade através do retroprojetor. É possível perceber através das atividades selecionadas, um grande entusiasmo das colegas em trazer para o grupo suas percepções e vivências do cotidiano, transformadas através de suas aprendizagens no curso. Esta perfeita sintonia entre teoria e prática é que nos permite uma imediata transformação na nossa prática pedagógica, esse diferencial proporciona um maior interesse e empenho do grupo em participar e realizar todas as atividades. Esta idéia ficou muito clara no dia das nossas apresentações, pelo entusiasmo e alegria de todos ao concluir nossos relatos. Neste curso de pedagogia, mesmo a distância, percebemos a presença das professoras e colegas e a todo o momento somos motivados a aplicar a teoria aprendida na nossa prática na sala de aula. Este semestre como já havia escrito, foi muito importante por todas as dificuldades enfrentadas tanto com o curso, quanto com o cargo que atualmente exerço.
Penso que as diferenças estão em nossas trajetórias, somos pessoas diferentes, com diferentes concepções e aprendizagens, nossas histórias de vida podem em algum momento serem parecidas, mas nunca iguais. Acredito que nossos conceitos do que é “ser professor” também diferem de acordo com nossos paradigmas, mesmo assim, é possível registrar que nosso grupo apresenta grande “motivação” e vontade de “fazer diferente”, este é o caminho em busca de uma possível “fórmula” de como ensinar nossos alunos a “aprender a aprender”.
Quanto à forma de apresentação do meu portifólio, acredito que naquele momento, aquelas atividades e experiências sintetizam minhas dificuldades e aprendizagens durante o semestre, neste documento o mais difícil foi sintetizar e privilegiar apenas algumas atividades e aprendizagens. Para qualificar meu portifólio deste ano pretendo utilizar mais a fotografia e documentar as atividades realizadas aqui na escola.




Wednesday, March 12, 2008

O Recomeço...

Recomeçar é sempre uma tarefa difícil...

Retornei das minhas maravilhosas férias na praia, no final de janeiro, como estou na direção tenho somente um mês de férias. No início foi muito difícil, queria ficar em casa com minha família ou voltar para praia. Tantos problemas na escola para resolver... Falta de vagas, pinturas e reformas, matrículas... Papéis e mais papéis... A impressão que tenho é que só no final de março conseguirei colocar tudo em ordem.
O melhor de nossa profissão é retornar e rever os amigos... Os alunos e nossa comunidade. Sentir-se acolhido!!!
Mas, mesmo assim, é difícil recomeçar...