Saturday, July 28, 2007

Momento de Reflexão


Neste momento estou muito preocupada com a quantidade de material (textos e sites) para estudo e pesquisa na disciplina História e Infâncias. Realmente o material é riquíssimo e nos faz viajar no tempo, já que em 1932 nem minha mãe era nascida. O Manifesto dos Pioneiros da Educação é uma leitura mais densa e em minha opinião precisaria de maior tempo de estudo. Apesar da nossa falta de experiência, no semestre anterior, acredito que as disciplinas por terem sido oferecidas no decorrer de todo o semestre, permitiram uma maior reflexão quanto às propostas de trabalho. Particularmente adorei as disciplinas deste semestre, mas talvez seja interessante discutir se é produtiva a divisão realizada entre elas, tudo ficou muito corrido. A disciplina de psicologia foi muito interessante e esclarecedora e deveria estar presente até o final do semestre. Sua proposta permitiria uma maior reflexão sobre a história da educação e o conceito de infância e escola.
Nossa comunicação também ficou restrita ao e-mail poucas pessoas estão visitando os blogs, fiz dois comentários e ninguém escreveu um recado ou opinião. Atualmente estamos preocupados com as leituras que realmente concentram toda nossa atenção. Mas estamos de férias nas escolas e meus filhos exigem minha presença. Estou em conflito!!! Mesmo com estas interrogações... Desejo a todas e a todos um ótimo fim de semana!!!

Friday, July 20, 2007

Dia do Amigo

Olá! No dia do amigo quero homenagear todos aqueles que fazem parte do Curso do PEAD da UFRGS. Professoras, Tutoras, colegas e... amigas!!!
Enquanto houver Sol é uma música dos Titãs que eu adoro!
Enquanto vocês curtem a música leiam o estatuto do Homem de Thiago de Mello... Estes artigos provocam nossa reflexão!!! É inevitável a relação com os textos: A Maquinaria Escolar e Escola da Ponte.

Os Estatutos do Homem

Thiago de Mello

Artigo I Fica decretado que agora vale a verdade. agora vale a vida, e de mãos dadas, marcharemos todos pela vida verdadeira.
Artigo II Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, têm direito a converter-se em manhãs de domingo.
Artigo III Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra; e que as janelas devem permanecer, o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.
Artigo IV Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem. Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu.
Parágrafo único: O homem, confiará no homem como um menino confia em outro menino.
Artigo V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira. Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem a armadura de palavras. O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.
Artigo VI Fica estabelecida, durante dez séculos, a prática sonhada pelo profeta Isaías, e o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora.
Artigo VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.
Artigo VIII Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá à planta o milagre da flor.
Artigo IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. Mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.
Artigo X Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, uso do traje branco.
Artigo XI Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.
Artigo XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela.
Parágrafo único: Só uma coisa fica proibida: amar sem amor.
Artigo XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras. Expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou.
Artigo Final. Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

Friday, July 13, 2007

Preguiça

Preguiça

Estou na fase da preguiça!!!
A fadiga está acabando comigo...
Preciso de forças...
Hoje 13 de julho, sexta-feira treze, precisei ir à escola do meu filhinho de 15 anos. Para variar aprontou mais uma confusão!
Após a conversa com as professoras fui para minha escola trabalhar hoje tenho três turnos e irei para minha casa somente às 22 horas e 45 minutos. Chego a enxergar minha cama...
A semana ainda não terminou, mas já estou planejando a próxima, dia 20 entro de férias. Antes disso tenho inúmeras tarefas... Mas deixa pra lá!
Vamos pensar no curso do PEAD e as atividades das disciplinas Seminário Integrador II, ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA - A e INFÂNCIAS DE 0 A 10 ANOS – A. A atividade que está deixando o pessoal “de cabelos em pé” é a leitura do texto: A maquinaria escolar, de Julia Varela e Fernando Alvarez - Uria, publicado na Revista Teoria & Educação, editada em Porto Alegre, n. 6, 1992, páginas 68 a 96. E a postagem das questões referentes à nossa releitura de acordo com vivências na escola.
Quanto à pesquisa do seminário Integrador estou publicando as tabelas e em processo de construção de gráficos! UFA!!! Acho que é isto!
Hoje estou mais para soneca, aquele anão da Branca de Neve...
Até a próxima e um ótimo final de semana a todas!!!

Tuesday, July 03, 2007

INFÂNCIA


ESCOLARIZAÇÃO, ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA - A

INFÂNCIAS DE 0 A 10 ANOS - A

Opiniões de alunos e alunas do 3º ano do Ensino Médio, da E.E.E.M. Dr.Genésio Pires, com relação ao filme: "A invenção da Infância"


As falas estão codificadas por letras e datas de nascimento. Para os alunos foi apresentado o vídeo na aula de História e depois foi solicitado que escrevessem suas percepções e conceitos de INFÂNCIA.


A - Para mim infância é brincar e curtir a vida sem responsabilidade. Ser criança não significa ter infância ! Essa frase resume tudo! 7.05.1990
B - A infância : dependendo do modo de vida de algumas crianças isso não passa de uma preparação para a vida, para ser adulto e ter muitas responsabilidades, e outras acham que não tem infância pois fazem cursos de inglês , sapateado ,etc ...mas isso é a infância moderna.
Hoje em dia todos queremos para os nossos filhos uma infância onde eles aprendam a ser crianças, que não conheçam o trabalho, e saibam brincar e se divertir. 13.10.1986
C- As nossas crianças tem uma educação, elas tem uma infância legal, se divertem, enquanto as crianças do filme não têm nem um sorriso no rosto, é muito triste a vida daquelas crianças. 19.10.1988
D - Infância para mim é: brincar, se divertir, estudar e se preparar para uma nova vida, "a vida de adulto". Infância é ser feliz, o que adianta ser criança e não poder sorrir. Infância só se vive uma vez na vida. Aproveite! 02.12.1990
E – A infância deve ser aproveitada brincando aprendendo e descobrindo coisas novas, não trabalhando e sofrendo. Crianças devem receber carinho não ordens para trabalhar. 21.04.1989
F – Ser criança para mim é ser alegre, brincar, estudar, conversar com os amigos, ouvir piadas, contar piadas, cantar, dançar e muito mais. 10.12.1990
G – Infância é a liberdade da criança de brincar, correr inventar sem que tenha obrigação que a impeça de ser uma criança feliz.8.8.1972
H – A minha infância foi muito boa por que eu estava e brincava sempre todos os dias. 24.03.1989.
I – Eu me considero uma pessoa de sorte por ter tido uma infância. Só me arrependo por não ter aproveitado mais.15.04.1990
J – Lugar de criança é na escola, estudando e não trabalhando. 28.10.1989
L – Todas as crianças tem que ter uma infância onde eles não recebam ordens, e sejam felizes, brinquem bastante sorriam em vez de ter olhos tristes cansados do trabalho. Infelizmente nem todos tem esse privilégio, muitos tem que trabalhar muito duro para sustentar suas famílias catando lixo e passando fome na miséria, sem ter muitas vezes um teto para morar, sem escola, analfabetos querendo aprender. 04.04.1988
M – As crianças para terem uma vida legal tem que brincar bastante. Para quando começarem a estudar prestar atenção na aula. Por que criança que não brinca não aprende nada. A criança que não tem infância é triste. 9.08.1987
N – A infância deveria ser a etapa da vida que a criança brincasse se divertisse. Que ela fosse feliz. 19.09.1989
O - Infância para mim significa o começo de tudo, uma longa caminhada para ser adulto, por isso criança tem que ter infância, brincar se divertir e estudar.30.06.1988
P – Uma fase muito boa de minha vida. na minha infância tudo parecia mágico. Foi uma fase muito linda em minha vida. Gostaria que ela não fosse nunca embora. 19. 10. 1989